As dimensões técnico-criativa e técnico-produtiva da modelagem no Design de Moda

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020198

Resumen

este artigo apresenta amodelagem do vestuário conceituada em duas dimensões e finalidades, bem como os aspectos e saberes à ela relacionados, sobretudo vinculada à práticas contemporâneas dos projetos de design demoda. A partir de um escopo teórico, associado a experiência profissional e docente, conduz uma reflexão, que vai de encontro com a necessidade de repensar a área de modelagemcomo um dos desdobramentos ou especializações do design de moda, e que por isso, não é coerente tratá-la como uma atividade puramente técnica e mecânica concretizada, nas fases finais dos projetos desta área. 

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Biografía del autor/a

Lucimar de Fátima Bilmaia Emidio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Mestre em Design (2006) pela mesma Instituição. Especialista em Gestão de Design (2004), e em Moda (1998) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras (1996) pela mesma Instituição, onde atua como pesquisadora e docente do curso de graduação em Design de Moda e coordenadora do Curso de Especialização em Modelagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem do vestuário e Gestão de Design de Moda. É Líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq na área de Design de Moda;editora da Seção da Revista Semina- Ciências Sociais e Humanas; e membro de comitês científicos de eventos e de periódicos.

Marizilda dos santos Menezes, UNESP DE BAURÚ

Possui Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998); Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1989); Especialização em Design - área de concentração em Environnement pela Ecole des Beaux Arts et Arts Appliqués de Nancy - França (1980-1982); graduação em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy (1983); Complementação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980); Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1975). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP nos triênios 2004-2007 e 2010-2012. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da UNESP e Editora da Revista Educação Gráfica (Bauru) (1414-3895). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Expressão Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, expressão gráfica, desenho, metodologia projetual, cultura africana e afro-brasileira.

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Publicado

2020-02-01

Cómo citar

BILMAIA EMIDIO, Lucimar de Fátima; MENEZES, Marizilda dos santos. As dimensões técnico-criativa e técnico-produtiva da modelagem no Design de Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 198–216, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020198. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16369. Acesso em: 21 nov. 2024.

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