Arte têxtil e a subversividade de uma artista-artesã: uma entrevista com Jessica Costa
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7575Palavras-chave:
arte têxtil, artista-artesã, gênero, subversividade, tufagemResumo
A entrevista realizada com a artista-artesã Jessica Costa revela uma trajetória marcada por uma prática que tensiona os limites entre arte e artesanato por meio da materialidade têxtil. A artista discorre sobre como sua obra, fundamentada na tapeçaria tufada, incorpora o gesto manual a elementos estéticos e faz uma reflexão sobre os estigmas históricos que a materialidade têxtil carrega. Aborda, também, a relação entre gênero e hierarquias simbólicas e a subversão das normativas do feminino. Jessica faz uma reflexão sobre sua presença nas redes sociais, as tensões com as inteligências artificiais nas artes e a centralidade da experiência do sensível em seu trabalho. Sua indicação ao prêmio internacional LOEWE FOUNDATION Craft Prize 2025, como única representante latino-americana, simboliza a potência de sua produção e o reconhecimento de uma linguagem que ressignifica a arte têxtil no contemporâneo.
Downloads
Referências
COSTA, Jessica. Que eles te ouçam, 2022. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Zipper Galeria.
COSTA, Jessica. Sobejos III, 2023. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Moldura de madeira. Thyssen-Bornemisza Museo Nacional de Madrid, 2025.
COSTA, Jessica. Série Sobejos, 2024. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Zipper Galeria.
REIMAN, Karen Cordero. Intervenções suaves: cumplicidades entre arte e mídia têxtil. In: SESC Pinheiros. Transgressões do Bordado na Arte. São Paulo, 2020. Catálogo de Exposição.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Na Altura dos Olhos - Jessica Costa. In: Na Altura dos Olhos, 2024, São Paulo. Folder da exposição. São Paulo: Galeria Zipper, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sarah Suyama Aniceto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.