Arte têxtil e a subversividade de uma artista-artesã: uma entrevista com Jessica Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7575

Palavras-chave:

arte têxtil, artista-artesã, gênero, subversividade, tufagem

Resumo

A entrevista realizada com a artista-artesã Jessica Costa revela uma trajetória marcada por uma prática que tensiona os limites entre arte e artesanato por meio da materialidade têxtil. A artista discorre sobre como sua obra, fundamentada na tapeçaria tufada, incorpora o gesto manual a elementos estéticos e faz uma reflexão sobre os estigmas históricos que a materialidade têxtil carrega. Aborda, também, a relação entre gênero e hierarquias simbólicas e a subversão das normativas do feminino. Jessica faz uma reflexão sobre sua presença nas redes sociais, as tensões com as inteligências artificiais nas artes e a centralidade da experiência do sensível em seu trabalho. Sua indicação ao prêmio internacional LOEWE FOUNDATION Craft Prize 2025, como única representante latino-americana, simboliza a potência de sua produção e o reconhecimento de uma linguagem que ressignifica a arte têxtil no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Suyama Aniceto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Têxtil e Moda no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2024). Bacharela em Têxtil e Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo da Universidade de São Paulo (2019), em que atuou como representante discente dos alunos do curso de Têxtil e Moda por três anos (2015-2018). Desde 2018, atua no mercado de trabalho na área de gestão de produto em grandes marcas,  nas áreas de compras nacional e importado, com a experiência tanto em matéria-prima como com produto acabado.

Referências

COSTA, Jessica. Que eles te ouçam, 2022. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Zipper Galeria.

COSTA, Jessica. Sobejos III, 2023. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Moldura de madeira. Thyssen-Bornemisza Museo Nacional de Madrid, 2025.

COSTA, Jessica. Série Sobejos, 2024. Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural. Zipper Galeria.

REIMAN, Karen Cordero. Intervenções suaves: cumplicidades entre arte e mídia têxtil. In: SESC Pinheiros. Transgressões do Bordado na Arte. São Paulo, 2020. Catálogo de Exposição.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Na Altura dos Olhos - Jessica Costa. In: Na Altura dos Olhos, 2024, São Paulo. Folder da exposição. São Paulo: Galeria Zipper, 2024.

Downloads

Publicado

01-10-2025

Como Citar

ANICETO, Sarah Suyama. Arte têxtil e a subversividade de uma artista-artesã: uma entrevista com Jessica Costa. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7575. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27575. Acesso em: 1 out. 2025.