Livro-corpo: produção de saber nos cruzamentos entre artifício e ascetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7252

Palavras-chave:

livro, corpo, presença, repetição

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico-prático que procura investigar os entrelaçamentos experienciados na encadernação artesanal, artifício de conformação do objeto livro, e no yoga enquanto meio de ascese em vida, assuntos que são trazidos como — mais que objetos de estudo — uma abordagem epistemológica. Assim, busca-se elaborar a respeito de princípios comuns às práticas artesanais e ascéticas percebidos como potenciais recursos para a produção de conhecimentos em dinâmicas alteritárias e exercícios polirracionais de conversações entre sentires/ pensares/ fazeres de diferentes tradições. Os princípios identificados se baseiam em habilidades desenvolvidas pela capacidade de sustentação do estado de presença e da repetição atenta, cuidadosa e aberta ao inesperado. Técnicas nas quais corpo, mente e espírito são engajados em processos consistentes e conscientes que provocam a intuição, entendida aqui como o acesso a um conhecimento que é possibilitado justamente pela persistência neste engajamento. Procedimentos operados no tempo, no ritmo e com o rigor que possibilitam a reflexão durante o fazer e cria espaços para a emergência de novos modos de (co)existência, além de um regime de hierarquias e obrigações. As conexões são feitas a partir da assunção da condição do não saber e do inacabamento. Livro e corpo compartilham a espinha dorsal, sustentáculo da sua manifestação física e motora, e veículo de expansão e desdobramentos no campo sutil.

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Biografia do Autor

Cristina Viana, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Possui Especialização em Tecnologias no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora no Departamento de Artes e Design e atua em projetos de extensão comunitáriada mesma instituição. Tem 30 anos de experiência na área de Artes, com ênfase em encadernação artesanal e artística, à frente da Palmarium Encadernações de Arte LTDA., com projetos comerciais e autorais. Instrutora de Yoga registrada na Aliança do Yoga desde 2018. Mestranda em Design pela PUC-Rio.

Carlos Eduardo Felix da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui bacharelado em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado no PPGAV UFRJ na linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares. Artista plástico, professor adjunto da PUC-Rio no departamento de Artes e Design e diretor do Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny na mesma instituição. Representado pelas galerias Silvia Cintra + Box 4 (RJ) e Vermelho (SP).

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Publicado

01-10-2025

Como Citar

TENENBAUM, Cristina Viana; COSTA, Carlos Eduardo Felix da. Livro-corpo: produção de saber nos cruzamentos entre artifício e ascetismo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7252. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27252. Acesso em: 1 out. 2025.