Análise morfológica do panejamento de Veiga Valle: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630912025e6348

Palavras-chave:

escultura devocional, panejamento, análise formal e estilística, veiga valle, barroco goiano

Resumo

Uma das questões centrais da arte barroca reside na complexidade morfológica das suas esculturas devocionais (Lefftz, 2002; 2006). Historicamente, a representatividade artístico-cultural sobre o Barroco no Brasil privilegia artistas oriundos dos centros hegemônicos da produção do patrimônio cultural, notadamente do eixo de pesquisa nordeste-sudeste. Da Cidade de Goiás, projetaram-se as esculturas sacras de José Joaquim da Veiga Valle (1896-1874), cuja singularidade morfológica reside na sua heterogeneidade estilística, com marcante codificação barroca não só nos drapeados, mas também, nos gestos escultóricos e no movimento das vestes (Salgueiro, 1983). Nossa pesquisa investiga as configurações morfológicas no panejamento da imagem de Nossa Senhora da Conceição, abrigada na Capela da Fazenda Babilônia, situada na zona rural de Pirenópolis (GO). A metodologia aplicada para este estudo se orientou pelas tipologias propostas por Lefftz. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à investigação in loco do Inventário de Bens Móveis e Integrados da 14a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional de Goiás (IBMI/IPHAN/GO) e à realização de registros fotográficos. Consideramos relevante esta análise para a complementação de descrições formais e estilísticas, uma vez que ela pode contribuir para o campo epistemológico das investigações em torno da imaginária sacra. Portanto, o estudo das configurações teorizadas por Lefftz oferece rastros valiosos sobre a origem e a evolução dos estilos artísticos do conjunto de obras de Veiga Valle, que se articula como um símbolo de relevância patrimonial, artística e cultural de Goiás.

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Biografia do Autor

Leliane Macedo de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Saúde pelo PPG da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Especialista em História da Arte M.A. pelo PPG da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Lia Sipaúba Proença Brusadin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-Doutora em História da Arte pelo College of the Arts e School of Arts and Art History da University of Florida. Doutora e Mestra em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em História na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca (UNESP). Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Atualmente é Professora Convidada da Pós-Graduação Lato Sensu em História da Arte da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS).

Marco Antônio Ramos Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Teoria e História da Arte pelo PPG em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Professor colaborador da Licenciatura em Artes Visuais da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Paraná. 

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Publicado

01-02-2025

Como Citar

SOUZA, Leliane Macedo de; BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença; VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Análise morfológica do panejamento de Veiga Valle: um estudo de caso. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/25944630912025e6348. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26348. Acesso em: 16 abr. 2025.