Equipe Editorial
Editor-Chefe
1. Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-9101-5800
2. Alessandra Vaccari, Università IUAV di Venezia, Itália - https://orcid.org/0000-0001-7925-7375
Editores de Apoio
1. Ivis de Aguiar Souza, Universidade do Minho, Portugal - https://orcid.org/0000-0003-4535-7989
2. Janaina Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
3. Luciano Francisco Eleotero, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Conselho Editorial
1. Alessandra Vaccari, Università IUAV di Venezia, Itália - https://orcid.org/0000-0001-7925-7375
2. Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-8945-0988
3. Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGCDS), Brasil - https://orcid.org/0000-0002-5846-4559
4. Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda – CUML, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6275-8595
Conselho Consultivo
1. Ana Cristina Luz Broega, Universidade do Minho, Portugal - http://orcid.org/0000-0001-8400-8402
2. Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-1638-1683
3. Cláudia Regina Garcia Vicentini, Universidade de São Paulo, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-5059-4271
4. Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6981-8933
5. Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-8899-5174
6. Etienne Amorim Albino da Silva Martins, Universidade Federal Rural Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-3119-9932
7. Fausto R. P. Viana, Escola de Comunicações e Artes -Universidade de São Paulo, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-4823-3626
8. Flavia Zimmerle, Universidade Federal Rural Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-9210-7889
9. Francisca Raimunda Nogueira Mendes, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-1098-5953
10. Hans da Nóbrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-5222-6093
11. Kathia Castilho, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-7375-2615
12. Luz Neira García, Universidade Anhembi Morumbi, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-3620-4238
13. Luciana Crivellari Dulci, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-2663-8614
14. Maria Claudia Bonadio, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-9704-9780
15. Maria Cristina Volpi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1832-3011
16. Márcia Merlo, Istituto Europeo di Design (IED-SP), Brasil
17. Maria do Carmo Rainho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1706-955X
18. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1571-9176
19. Maria Eduarda Araujo Guimarães, Centro Universitário Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-8626-778X
20. Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-9155-9285
21. Rafaela Norogrando, Universidade da Beira Interior e Universidade de Aveiro, Portugal - https://orcid.org/0000-0001-9813-4944
22. Silvia Elisabeth Moraes, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6665-4259
23. Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-1281-623X
24. Simone Grace de Barros, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-3491-2940
Equipe Editorial da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design – Papéis e Funções
Editor(a)-Chefe
Funções Éticas:
1. Avaliação Imparcial: O Editor-Chefe deve avaliar os manuscritos submetidos sem discriminação baseada em raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico. É essencial não se deixar influenciar por interesses pessoais ou comerciais, conforme as diretrizes da COPE.
2. Sigilo e Confidencialidade: Manter a confidencialidade de todas as informações sobre os trabalhos submetidos, exceto para os avaliadores e a equipe editorial. Isso garante a integridade do processo de revisão e publicação.
3. Decisão sobre Publicações: O Editor-Chefe tem a responsabilidade final de decidir quais trabalhos serão publicados, utilizando critérios claros e consistentes, alinhados às diretrizes do periódico. A avaliação dos pareceristas deve ser considerada, mas não vinculativa.
4. Uso Ético das Informações: Não utilizar, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos para pesquisas pessoais.
5. Gestão de Conflitos de Interesse: Recusar a avaliação de manuscritos quando houver conflito de interesses, seja ele competitivo, colaborativo ou de qualquer outra natureza.
6. Tratamento de Reclamações: Acolher e investigar reclamações sobre questões éticas ou conteúdos incorretos em manuscritos submetidos ou publicados, tomando as medidas adequadas de acordo com as recomendações da COPE.
Funções Gerenciais:
1. Política Editorial: Juntamente com o Conselho Editorial, o Editor-Chefe estabelece e revisa a política editorial da revista.
2. Gerenciamento de Processos: Controlar o fluxo de submissões, avaliação por pares e publicação através do Open Journal Systems (OJS3), garantindo a eficiência do processo editorial.
3. Administração de Submissões: Receber, cadastrar, organizar, arquivar e controlar todos os manuscritos submetidos, em avaliação ou aprovados/rejeitados.
4. Indicação de Avaliadores: Selecionar e indicar pareceristas, sejam eles membros do Corpo de Avaliadores ou ad hoc, para a avaliação dos manuscritos.
5. Verificação de Similaridade: Realizar a verificação de similaridade dos artigos submetidos, utilizando software específico, e fornecer relatórios que fundamentem a decisão sobre a originalidade e ineditismo dos textos.
6. Comunicação e Administração: Facilitar a comunicação entre os autores, avaliadores e a equipe editorial, além de manter contato com outras revistas, instituições de ensino superior e agências de fomento.
Conselho Editorial
1. Revisão de Políticas: Participar ativamente da revisão da política editorial da revista, abordando escopo, procedimentos e questões éticas.
2. Propostas de Aperfeiçoamento: Sugerir ações para aprimorar os processos editoriais e a qualidade da revista, alinhando-se às diretrizes da COPE e aos padrões dos periódicos de alto impacto.
3. Colaboração na Seleção de Temas: Propor e analisar temas para números temáticos da revista.
4. Captação de Artigos: Trabalhar em conjunto com o Editor-Chefe na captação de novos artigos e contribuições de autores.
5. Manutenção da Qualidade Científica: Zelar pela qualidade científica da revista e primar pela ética em todas as atividades realizadas.
Conselho Consultivo
1. Qualidade Científica: Zelar pela qualidade científica da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, garantindo que os padrões editoriais sejam mantidos.
2. Sugestão de Dossiês Temáticos: Propor dossiês temáticos e seus respectivos integrantes para futuras edições.
3. Divulgação: Promover a revista em eventos científicos e entre seus pares, aumentando a visibilidade e o impacto da publicação.
4. Avaliação Ad Hoc: Participar de avaliações ad hoc quando solicitado, contribuindo para o processo editorial.
Editores de Apoio
São responsáveis por dar suporte ao Editor-Chefe nos processos gerenciais da revista:
1. Gerenciamento de Processos: Controlar o fluxo de submissões, avaliação por pares e publicação através do Open Journal Systems (OJS3), garantindo a eficiência do processo editorial.
2. Administração de Submissões: Receber, cadastrar, organizar, arquivar e controlar todos os manuscritos submetidos, em avaliação ou aprovados/rejeitados.
3. Diagramação e correções de metadados: Devem trabalhar na verificação e correções dos layout dos números e colaborar na verificação e correções de metadados errados. Além de colaborar nas divulgações e atualização das redes sociais mantidas pela revista.
Avaliadores
Os avaliadores desempenham um papel crucial na seleção dos textos a serem publicados na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Eles devem seguir as diretrizes éticas e de qualidade estabelecidas:
1. Profissionais Qualificados: Os avaliadores devem ser profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente doutores, com produção científica significativa nas áreas de escopo da revista.
2. Análise Crítica: Ler, analisar e apresentar parecer científico, respeitando as orientações definidas nas normas de publicação da revista.
3. Cumprimento de Prazos: Os avaliadores devem cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para garantir o bom funcionamento do trâmite editorial.
4. Avaliação Ad Hoc: Realizar avaliações ad hoc quando solicitado, contribuindo para a revisão dos manuscritos.