Comitato Scientifico ed Editoriale

Editor-Chefe
1. Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-9101-5800
2. Alessandra Vaccari, Università IUAV di Venezia, Itália - https://orcid.org/0000-0001-7925-7375

Editores de Apoio
1. Ivis de Aguiar Souza, Universidade do Minho, Portugal - https://orcid.org/0000-0003-4535-7989
2. Júlia Lessa, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil


Conselho Editorial
1. Alessandra Vaccari, Università IUAV di Venezia, Itália - https://orcid.org/0000-0001-7925-7375
2. Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-8945-0988
3. Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGCDS), Brasil - https://orcid.org/0000-0002-5846-4559
4. Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda – CUML, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6275-8595

Conselho Consultivo
1. Ana Cristina Luz Broega, Universidade do Minho, Portugal - http://orcid.org/0000-0001-8400-8402
2. Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-1638-1683
3. Cláudia Regina Garcia Vicentini, Universidade de São Paulo, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-5059-4271
4. Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6981-8933
5. Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-8899-5174
6. Etienne Amorim Albino da Silva Martins, Universidade Federal Rural Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-3119-9932
7. Fausto R. P. Viana, Escola de Comunicações e Artes -Universidade de São Paulo, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-4823-3626
8. Flavia Zimmerle, Universidade Federal Rural Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-9210-7889
9. Francisca Raimunda Nogueira Mendes, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-1098-5953
10. Hans da Nóbrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-5222-6093
11. Kathia Castilho, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-7375-2615
12. Luz Neira García, Universidade Anhembi Morumbi, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-3620-4238
13. Luciana Crivellari Dulci, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil - http://orcid.org/0000-0002-2663-8614
14. Maria Claudia Bonadio, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-9704-9780
15. Maria Cristina Volpi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1832-3011
16. Márcia Merlo, Istituto Europeo di Design (IED-SP), Brasil
17. Maria do Carmo Rainho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1706-955X
18. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-1571-9176
19. Maria Eduarda Araujo Guimarães, Centro Universitário Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-8626-778X
20. Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-9155-9285
21. Rafaela Norogrando, Universidade da Beira Interior e Universidade de Aveiro, Portugal - https://orcid.org/0000-0001-9813-4944
22. Silvia Elisabeth Moraes, Universidade Federal do Ceará, Brasil - https://orcid.org/0000-0001-6665-4259
23. Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil - https://orcid.org/0000-0002-1281-623X
24. Simone Grace de Barros, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil - https://orcid.org/0000-0003-3491-2940

 

Equipe Editorial da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design – Papéis e Funções

Editor(a)-Chefe
Funções Éticas:
1. Avaliação Imparcial: o Editor-Chefe deve avaliar os manuscritos submetidos sem discriminação baseada em raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico. É essencial não se deixar influenciar por interesses pessoais ou comerciais, conforme as diretrizes da COPE.
2. Sigilo e Confidencialidade: manter a confidencialidade de todas as informações sobre os trabalhos submetidos, exceto para os avaliadores e a equipe editorial. Isso garante a integridade do processo de revisão e publicação.
3. Decisão sobre Publicações: o Editor-Chefe tem a responsabilidade final de decidir quais trabalhos serão publicados, utilizando critérios claros e consistentes, alinhados às diretrizes do periódico. A avaliação dos pareceristas deve ser considerada, mas não vinculativa.
4. Uso Ético das Informações: não utilizar, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos para pesquisas pessoais.
5. Gestão de Conflitos de Interesse: recusar a avaliação de manuscritos quando houver conflito de interesses, seja ele competitivo, colaborativo ou de qualquer outra natureza.
6. Tratamento de Reclamações: acolher e investigar reclamações sobre questões éticas ou conteúdos incorretos em manuscritos submetidos ou publicados, tomando as medidas adequadas de acordo com as recomendações da COPE.
Funções Gerenciais:
1. Política Editorial: juntamente com o Conselho Editorial, o Editor-Chefe estabelece e revisa a política editorial da revista.
2. Gerenciamento de Processos: controlar o fluxo de submissões, avaliação por pares e publicação através do Open Journal Systems (OJS), garantindo a eficiência do processo editorial.
3. Administração de Submissões: receber, cadastrar, organizar, arquivar e controlar todos os manuscritos submetidos, em avaliação ou aprovados/rejeitados.
4. Indicação de Avaliadores: selecionar e indicar pareceristas, sejam eles membros do Corpo de Avaliadores ou ad hoc, para a avaliação dos manuscritos.
5. Verificação de Similaridade: realizar a verificação de similaridade dos artigos submetidos, utilizando software específico, e fornecer relatórios que fundamentem a decisão sobre a originalidade e ineditismo dos textos.
6. Comunicação e Administração: Facilitar a comunicação entre os autores, avaliadores e a equipe editorial, além de manter contato com outras revistas, instituições de ensino superior e agências de fomento.

Conselho Editorial
1. Revisão de Políticas: participar ativamente da revisão da política editorial da revista, abordando escopo, procedimentos e questões éticas.
2. Propostas de Aperfeiçoamento: sugerir ações para aprimorar os processos editoriais e a qualidade da revista, alinhando-se às diretrizes da COPE e aos padrões dos periódicos de alto impacto.
3. Colaboração na Seleção de Temas: propor e analisar temas para números temáticos da revista.
4. Captação de Artigos: trabalhar em conjunto com o Editor-Chefe na captação de novos artigos e contribuições de autores.
5. Manutenção da Qualidade Científica: zelar pela qualidade científica da revista e primar pela ética em todas as atividades realizadas.

Conselho Consultivo
1. Qualidade Científica: zelar pela qualidade científica da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, garantindo que os padrões editoriais sejam mantidos.
2. Sugestão de Dossiês Temáticos: propor dossiês temáticos e seus respectivos integrantes para futuras edições.
3. Divulgação: promover a revista em eventos científicos e entre seus pares, aumentando a visibilidade e o impacto da publicação.
4. Avaliação Ad Hoc: participar de avaliações ad hoc quando solicitado, contribuindo para o processo editorial.

Editores de Apoio
São responsáveis por dar suporte ao Editor-Chefe nos processos gerenciais da revista:
1. Gerenciamento de Processos: controlar o fluxo de submissões, avaliação por pares e publicação através do Open Journal Systems, garantindo a eficiência do processo editorial.
2. Administração de Submissões: receber, cadastrar, organizar, arquivar e controlar todos os manuscritos submetidos, em avaliação ou aprovados/rejeitados.
3. Diagramação e correções de metadados: devem trabalhar na verificação e correções dos layout dos números e colaborar na verificação e correções de metadados errados. Além de colaborar nas divulgações e atualização das redes sociais mantidas pela revista.

Avaliadores
Os avaliadores desempenham um papel crucial na seleção dos textos a serem publicados na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Eles devem seguir as diretrizes éticas e de qualidade estabelecidas:
1. Profissionais Qualificados: os avaliadores devem ser profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente doutores, com produção científica significativa nas áreas de escopo da revista.
2. Análise Crítica: ler, analisar e apresentar parecer científico, respeitando as orientações definidas nas normas de publicação da revista.
3. Cumprimento de Prazos: os avaliadores devem cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para garantir o bom funcionamento do trâmite editorial.
4. Avaliação Ad Hoc: realizar avaliações ad hoc quando solicitado, contribuindo para a revisão dos manuscritos.