A condição da imagem. Da imagem e de suas questões.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019049Palabras clave:
imagem, história da arte, teoriaResumen
O presente artigo objetiva traçar um breve histórico e levantar questões acerca das narrativas sobre arte e imagem. De tal feita, foi elaborado levantamento e concisa análise de textos fundamentais para a compreensão da imagem numa tradição ocidental. O início da questão parte da própria palavra imagem e de sua correspondente latina, a palavra imago. Problematizou-se a considerada primeira narrativa de história da arte – Vidas, de Giorgio Vasari – com o intuito de analisar uma tradição então iniciada, ou “inventada”, de história da arte. Após Vasari, muitos outros escreveram história da arte e foram aos poucos modificando aquela que no século XIX veio a transformar-se numa disciplina acadêmica. O levantamento histórico almeja encorajar profissionais de diversas áreas do “conhecimento imagem” a abordarem teorias de uma disciplina que vem apresentando abertura e – segundo as prerrogativas de Aby Warburg, Hans Belting, Didi-Huberman, Horts Bredekamp, entre outros – tem a imagem como questão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.