Platão e a Arte: algumas observações sobre as origens da Teoria da Arte no ocidente em perspectiva hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129152020e0003Palavras-chave:
Arte, Platão, Verdade, Hermenêutica, HeideggerResumo
Este artigo aborda como a relação entre arte e verdade (pode a arte expressar a verdade?) é colocada pela primeira vez no mundo ocidental em Platão, com isso se esboçando o horizonte possível de desenvolvimento e interpretação da questão. Objetiva destacar sua relevância para o início da discussão teórica sobre o que é arte, sua função, conceito e como pode ser entendida. Cabe observar que esta abordagem é construída em perspectiva hermenêutico-fenomenológica, a partir do diálogo, sobretudo, com o pensamento de Martin Heidegger.
Downloads
Referências
ALVES, Paulo César; RABELO, Míriam Cristina; SOUZA, Iara Maria. Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais. Sociedade e Estado. Brasília, v. 29, n. 1, p. 181-198, abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000100010. Acesso em: 14 nov. 2019.
BADIOU, Alain. Arte e Filosofia. In: BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. cap. 1, p. 11-28.
DANTO, Arthur Coleman. Após o fim da Arte: a Arte Contemporânea e os limites da História. São Paulo: Odysseus, 2006.
DIAS, Luciana da Costa. Arte e história do ser: algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 3, n. 1, p. 67-77, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/12792. Acesso em: 14 nov. 2019.
FERRATER-MORA, José. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I. Petrópolis: Vozes, 2004.
HEIDEGGER, Martin. A teoría platónica da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 215-250.
HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo. Tradução de Claudia Drucker. [S.l., s.n]: 2005. Disponível em: http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer Verlang, 1976.
HEIDEGGER, Martin. Nietzsche. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. v. 1-2.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KOSELLECK, Reinhart. Espaço e experiência e horizonte expectativa: duas categorias histórica. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. p. 305-327.
KRAFT, Peter. Das anfängliche wesen der kunst: zur bedeutung von kunstwerk, dichtung und sprache im denken Martin Heideggers. Frankfurt: [s.n.], 1984.
LACOSTE, Jean. A filosofia da Arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2006.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Nós e os gregos. In: MARQUES, Haroldo (org.). Os gregos. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2002.
PARTENIE, Catalin; ROCKMORE, Tom. Heidegger and Plato: toward dialogue. Chicago: Northwestern University Press, 2005.
PLATÃO. A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
PLATÃO. Timeu. Belém: EDUFPA, 2001.
PLATO. Symposium. Oxford University Press, 1994.
SALLIS, John. Mimesis and the end of art. In: RAJAN, Tilottama; CLARK, David (ed.). Intersections: nineteenth-century philosophy and contemporary theory. Albany: State University of New York Press, 1995. p. 147-169.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro, José Olympio, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciana da Costa Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.