Semejanzas entre procedimientos de Erwin Piscator y procesos de creación dramatúrgica actorales

Autores/as

  • Elisa Martins Lucas Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica. http://orcid.org/0000-0003-2569-4873

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0013

Palabras clave:

Teatro. Procesos de creación dramatúrgica actorales. Erwing Piscator.

Resumen

El artículo presenta un análisis de los procedimientos adoptados por el director alemán Erwin Piscator en los procesos adaptativos de las piezas Rasputín (1927) y Las Aventuras del Buen Soldado Schweik (1927) y los compara con algunos procesos de creación dramatúrgica contemporáneos. Los procedimientos utilizados por Erwin Piscator pueden ser considerados como precursores del proceso de creación dramatúrgica actoral desarrollado por actores contemporáneos, pero desde el punto de vista del director.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Martins Lucas, Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica.

Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, diretora e oficineira teatral.

Pesquisa o trabalho do ator, criação dramatúrgica, processos de criação cênica, presença cênica e personagens femininas. 

A partir da pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator, desenvolveu e encenou os textos Confesso que Capitu (2004), Histórias de uma Mala Só (2009), Encantos de Natal (2012) e A Dama dos Evangelhos (2014). Este último, desenvolvido na Espanha com ajuda do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas Iberescena e publicado em Dramaturgia de Iberescena: Antologia (México, 2012), representando o Brasil.

Atualmente é Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o grupo Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, da FURG (cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq), coordenado pelo professor Doutor Valter Henrique de Castro Fritsch. Fundadora do Grupo Capitu, grupo de teatro e pesquisa teatral. Integra o Coletivo As Dramaturga(RS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1061512991864939

Citas

ASSIS, M. Don Casmurro. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008.

CAMPO, J. P. G. El Conflicto y la Escena: Arte y Política en Piscator. In: Revista Riff-Raff. Zaragoza, n. 26, p. 107-115, 2004.

HERNANDO, C. V. Erwin Piscator: Problemática y corte epistemológico. In: ADE teatro: Revista de la Asociación de Directores de Escena de España, Madri, n. 34, p. 81, 82, 83, feb. 1994.

LUCAS, E.M. Histórias de uma mala só. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 1

LUCAS, E. M. Lo Profano y lo Sagrado en el proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena: Interrelación entre teoría y praxis escénica. 2016. Tesis (Doctorado en Ciencias del Espectáculo) – Programa de Doctorado en Ciencias del Espectáculo, Facultad de Filología, Universidad de Sevilla, Sevilla, 2016.

LUCAS, E. M. O Processo de criação dramatúrgica do ator: Percursos investigativos na prática teatral. In: Fritsch. V. H. de C. (org.). Dramaturgia: poéticas do moderno e do contemporâneo. Rio de Janeiro: Bonecker, 2019a. v. 1, p. 103-119.

LUCAS, E. M. Un experimento de proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena. DAPESQUISA, v. 14, n. 23, p. 155-175, ago. 2019b.

OLIVETTO, D.; CARREIRA, A. L. A. N. Processos Criativos do Teatro de Grupo: Investigando Diálogos e Papéis do Ator. In: JORNADA DE PESQUISA CEART, 2.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UDESC,16., 2006. Anais[...] Florianópolis, 2006.

PAVIS, P. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PISCATOR, E. A Adaptação de Romances à Cena (1956). In: REDONDO JR et al. O Teatro e sua Estética. Lisboa: Arcádia, 1964. p .353-363

PISCATOR, E. Teatro Político. Madrid: Editorial Ayuso, 1976.

SOUSA, B. Ensaio Hamlet. Website Biblioteca do Instituto de Artes – Digital UNESP. Acervo Bob Sousa. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65697. Acesso em: 30 set. 2019.

Publicado

2020-09-22

Cómo citar

LUCAS, Elisa Martins. Semejanzas entre procedimientos de Erwin Piscator y procesos de creación dramatúrgica actorales. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17272. Acesso em: 18 jul. 2024.