Semejanzas entre procedimientos de Erwin Piscator y procesos de creación dramatúrgica actorales

Autores/as

  • Elisa Martins Lucas Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica. http://orcid.org/0000-0003-2569-4873

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0013

Palabras clave:

Teatro. Procesos de creación dramatúrgica actorales. Erwing Piscator.

Resumen

El artículo presenta un análisis de los procedimientos adoptados por el director alemán Erwin Piscator en los procesos adaptativos de las piezas Rasputín (1927) y Las Aventuras del Buen Soldado Schweik (1927) y los compara con algunos procesos de creación dramatúrgica contemporáneos. Los procedimientos utilizados por Erwin Piscator pueden ser considerados como precursores del proceso de creación dramatúrgica actoral desarrollado por actores contemporáneos, pero desde el punto de vista del director.

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Biografía del autor/a

Elisa Martins Lucas, Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica.

Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, diretora e oficineira teatral.

Pesquisa o trabalho do ator, criação dramatúrgica, processos de criação cênica, presença cênica e personagens femininas. 

A partir da pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator, desenvolveu e encenou os textos Confesso que Capitu (2004), Histórias de uma Mala Só (2009), Encantos de Natal (2012) e A Dama dos Evangelhos (2014). Este último, desenvolvido na Espanha com ajuda do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas Iberescena e publicado em Dramaturgia de Iberescena: Antologia (México, 2012), representando o Brasil.

Atualmente é Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o grupo Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, da FURG (cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq), coordenado pelo professor Doutor Valter Henrique de Castro Fritsch. Fundadora do Grupo Capitu, grupo de teatro e pesquisa teatral. Integra o Coletivo As Dramaturga(RS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1061512991864939

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Publicado

2020-09-22

Cómo citar

LUCAS, Elisa Martins. Semejanzas entre procedimientos de Erwin Piscator y procesos de creación dramatúrgica actorales. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17272. Acesso em: 20 dic. 2024.