Similarities between Erwin Piscator procedures and acting dramaturgical creation processes

Authors

  • Elisa Martins Lucas Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica. http://orcid.org/0000-0003-2569-4873

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0013

Keywords:

Teatro. Procesos de creación dramatúrgica actorales. Erwing Piscator.

Abstract

This essay presents an analysis of the procedures adopted by the german director Erwin Piscator in the adaptive processes of the plays Rasputín (1927) and The Adventures of the Good Soldier Schweik (1927). The procedures employed by Erwin Piscator can be regarded as pioneers of the actor's dramaturgical creation processes developed by contemporaneous authors, but from the director's viewpoint.

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Author Biography

Elisa Martins Lucas, Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas - UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ). Fundadora do Grupo Capitu, Teatro e Pesquisa Cênica.

Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, diretora e oficineira teatral.

Pesquisa o trabalho do ator, criação dramatúrgica, processos de criação cênica, presença cênica e personagens femininas. 

A partir da pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator, desenvolveu e encenou os textos Confesso que Capitu (2004), Histórias de uma Mala Só (2009), Encantos de Natal (2012) e A Dama dos Evangelhos (2014). Este último, desenvolvido na Espanha com ajuda do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas Iberescena e publicado em Dramaturgia de Iberescena: Antologia (México, 2012), representando o Brasil.

Atualmente é Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o grupo Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, da FURG (cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq), coordenado pelo professor Doutor Valter Henrique de Castro Fritsch. Fundadora do Grupo Capitu, grupo de teatro e pesquisa teatral. Integra o Coletivo As Dramaturga(RS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1061512991864939

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Published

2020-09-22

How to Cite

LUCAS, Elisa Martins. Similarities between Erwin Piscator procedures and acting dramaturgical creation processes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17272. Acesso em: 18 jul. 2024.