Un experimento de proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena

Autores

  • Elisa Martins Lucas Diretora de Artes Cênicas e Pesquisadora - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências do Espetáculo-Universidade de Sevilha (Espanha) Mestra em Ciências do Espetáculo-Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ) http://orcid.org/0000-0003-2569-4873

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019155

Palavras-chave:

Proceso de creación dramatúrgica del actor, Interpretación teatral, Dramaturgia, María Magdalena, Práctica escénica

Resumo

Describe un experimento teórico/práctico de proceso de creación dramatúrgica del actor cuyo objetivo era crear una dramaturgia que enfocase lo profano y lo sagrado en la figura femenina a partir del personaje bíblico-literario-legendario de María Magdalena. El proceso se sirvió de diferentes estímulos (objetos y sonidos), técnicas (improvisaciones corpóreo-vocales), trabajo de campo y estudios literarios de diversas fuentes. Como resultado preliminar se hizo una actuación consistente en fragmentos del texto aún en fase de elaboración, y muestra de las experimentaciones prácticas seguidas de un coloquio informal con el público, para recoger sus impresiones. El resultado final fue el texto La Dama de los Evangelios, que recría la trayectoria del personaje de forma poética y ficcionaliza algunas de sus tradiciones europeas. A través del experimento se pudo configurar un trabajo teatral y literario que contribuyó en la formación artístico-investigativa de la actriz/dramaturga. Demuestra que el proceso de creación dramatúrgica del actor se configura como una forma alternativa a la teoría y práctica teatrales, que permite al actor/dramaturgo dar voz a sus creaciones sin la necesidad de un texto previamente establecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Martins Lucas, Diretora de Artes Cênicas e Pesquisadora - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências do Espetáculo-Universidade de Sevilha (Espanha) Mestra em Ciências do Espetáculo-Universidade de Sevilha (Espanha) Bacharel em Artes Cênicas UFRGS (Brasil) Integrante do Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário - FURG (DGP-CNPQ)

Natural de Rio Grande, Elisa Lucas é atriz, pesquisadora, dramaturga, diretora, oficineira teatral e contadora de histórias. Doutora e Mestra em Ciências do Espetáculo (Universidade de Sevilha, Espanha). Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS). Atua em Teatro, Oficinas de Teatro, Contação de Histórias, Teatro Empresarial e Vídeo desde 2000 em Porto Alegre, RS. Fundadora do Grupo Capitu. Desenvolve estudos focados no trabalho do ator, criação dramatúrgica, processos de criação cênica e presença de palco para músicos. A partir da pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator, desenvolveu e encenou os textos Confesso que Capitu (2004), Histórias de uma Mala Só (2009) - Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz 2009 - Encantos de Natal (2012) e A Dama dos Evangelhos (2014). Este último, desenvolvido na Espanha com ajuda de Iberescena e publicado em Dramaturgia de Iberescena: Antologia (México, 2012), representando o Brasil. Integra o grupo Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário (FURG), coordenado pelo Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch. Integra o Coletivo As DramaturgA. Atualmente é Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS.

Elisa realizou cursos com Julia Varley, Jean Jacques Lemetre, Philip Goulier, Thomas Leabhart, Antonio Amâncio, Maria Helena Lopes, Luis Carlos Vasconcellos, Ivaldo Bertazzo e outros mestres do Brasil, Espanha, Itália, França, Inglaterra e EUA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/106151299186

Referências

BARBAS, Helena. Madalena: história e mito. Lisboa: Ésquilo, 2008.

BIBLIA. Evangelio de Mateo. In: BIBLIA. Español. Biblia de nuestro pueblo: Biblia del peregrino-América Latina. Bilbao: Mensajero, 2008a. p. 1507-1576.

BIBLIA. Evangelio de Juan. In: BIBLIA. Español. Biblia de nuestro pueblo: Biblia del peregrino-América Latina. Bilbao: Mensajero, 2008b. p. 1673-1691.

BIBLIA. Evangelio de Marcos. In: BIBLIA. Español. Biblia de nuestro pueblo: Biblia del peregrino-América Latina. Bilbao: Mensajero, 2008c. p. 1577- 1613.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DUBY, Georges. Damas del siglo XII: Eloísa, Leonor, Iseo y algunas otras. Madrid: Alianza, 1995.

ELIADE, Mircea. Lo sagrado y lo profano. Barcelona: Paidós Orientalia, 1998.

LELOUP, Jean-Yves. O romance de Maria Madalena: uma mulher incomparável. Campinas: Verus, 2004.

LUCAS, Elisa Martins. La dama de los evangelios. In: Dramaturgia de iberescena: antología. México: Paso de Gato, 2012. p. 63-79.

LUCAS, Elisa Martins. La dama de los Evangelios. Sevilla: IBERESCENA, 2011. Disponible en: http://www.iberescena.org/Files/Dramaturgias/1319458046-Texto.La%20Dama%20de%20los%20Evangelios.pdf. Consultado em: 23 jul. 2019.

LUCAS, Elisa Martins. Lo Profano y lo Sagrado en el proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena: Interrelación entre teoría y praxis escénica. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2015. Tesis (Doctorado en Ciencias del Espectáculo) – Programa de Doctorado en Ciencias del Espectáculo, Facultad de Filología, Universidad de Sevilla, Sevilla, 2016. (Tesis no publicada).

MAGNO, Gregorio. Obras de San Gregorio Magno: Regla pastoral; Homilías sobre la profecía de Ezequiel; Cuarenta homelias sobre los Evangelios. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1958.

PANISSON, Luciane. A poética do sensorial: procedimentos de composição da cena imagética. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponible en: http://hdl.handle.net/10183/148007. Consultado em: 23 jul. 2019.

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos: teatro, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2003.

WILDE, Oscar. Salomé. São Paulo: Martin Claret, 2003.

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Lucas, E. M. (2019). Un experimento de proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena. DAPesquisa, 14(23), 155-175. https://doi.org/10.5965/1808312914232019155

Edição

Seção

Artigos