Semejanzas entre procedimientos de Erwin Piscator y procesos de creación dramatúrgica actorales
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0013Palavras-chave:
Teatro alemão, Piscator, Erwin, 1893-1966, Teatro (Literatura) - Técnica, Criação (Literária, artística, etc.) na arteResumo
El artículo presenta un análisis de los procedimientos adoptados por el director alemán Erwin Piscator en los procesos adaptativos de las piezas Rasputín (1927) y Las Aventuras del Buen Soldado Schweik (1927) y los compara con algunos procesos de creación dramatúrgica contemporáneos. Los procedimientos utilizados por Erwin Piscator pueden ser considerados como precursores del proceso de creación dramatúrgica actoral desarrollado por actores contemporáneos, pero desde el punto de vista del director.
Downloads
Referências
ASSIS, M. Don Casmurro. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008.
CAMPO, J. P. G. El Conflicto y la Escena: Arte y Política en Piscator. In: Revista Riff-Raff. Zaragoza, n. 26, p. 107-115, 2004.
HERNANDO, C. V. Erwin Piscator: Problemática y corte epistemológico. In: ADE teatro: Revista de la Asociación de Directores de Escena de España, Madri, n. 34, p. 81, 82, 83, feb. 1994.
LUCAS, E.M. Histórias de uma mala só. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 1
LUCAS, E. M. Lo Profano y lo Sagrado en el proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena: Interrelación entre teoría y praxis escénica. 2016. Tesis (Doctorado en Ciencias del Espectáculo) – Programa de Doctorado en Ciencias del Espectáculo, Facultad de Filología, Universidad de Sevilla, Sevilla, 2016.
LUCAS, E. M. O Processo de criação dramatúrgica do ator: Percursos investigativos na prática teatral. In: Fritsch. V. H. de C. (org.). Dramaturgia: poéticas do moderno e do contemporâneo. Rio de Janeiro: Bonecker, 2019a. v. 1, p. 103-119.
LUCAS, E. M. Un experimento de proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena. DAPESQUISA, v. 14, n. 23, p. 155-175, ago. 2019b.
OLIVETTO, D.; CARREIRA, A. L. A. N. Processos Criativos do Teatro de Grupo: Investigando Diálogos e Papéis do Ator. In: JORNADA DE PESQUISA CEART, 2.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UDESC,16., 2006. Anais[...] Florianópolis, 2006.
PAVIS, P. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PISCATOR, E. A Adaptação de Romances à Cena (1956). In: REDONDO JR et al. O Teatro e sua Estética. Lisboa: Arcádia, 1964. p .353-363
PISCATOR, E. Teatro Político. Madrid: Editorial Ayuso, 1976.
SOUSA, B. Ensaio Hamlet. Website Biblioteca do Instituto de Artes – Digital UNESP. Acervo Bob Sousa. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65697. Acesso em: 30 set. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elisa Martins Lucas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.