Les Immatériaux

Lyotard, the curator of the imaterial in the history of exhibitions

Authors

  • Celina Figueiredo Lage Professora Doutora, Curadoria em Arte Contemporânea, Escola Guignard. Programa de Pós-Graduação em Artes, UEMG. http://orcid.org/0000-0002-9052-7708
  • Amanda Alves Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artisticas, UEMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0010

Keywords:

Arte - Técnicas de exposições, Curadoria, Imaterialismo (Filosofia)

Abstract

The article proposes the analysis of aspects of the exhibition Les Immateriaux. Curated by the philosopher Jean-François Lyotard in 1964, it was presented at the Center Georges Pompidou, in Paris, from March 28 to July 15 of 1985. The exhibition marked a milestone in the history of the exhibitions for serving as a visual vehicle for the transmission of a philosophical discourse. It is understood that the relevance of the analysis comes from the possibility of discussing aspects of the methodology for studying the history of exhibitions, the use of curatorship combined with philosophical thinking and the diagnosis of characteristic aspects of contemporary curatorship.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celina Figueiredo Lage, Professora Doutora, Curadoria em Arte Contemporânea, Escola Guignard. Programa de Pós-Graduação em Artes, UEMG.

Celina Figueiredo Lage é Professora de Curadoria em Arte Contemporânea no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atuou de 2009 a 2012 no Programa de Pós-Graduação em Artes Aplicadas da Universidade Helênica Aberta, na Grécia. Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras, com habilitação em Grego e Latim. Pós-doutorado pela National & Kapodistrian University of Athens (Grécia). Ex-Bolsista da Fundação Alexander Onassis, do State Scholarships Foundation (Grécia) e do CNPq. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro para Reunificação das Esculturas do Partenon (membro do International Commitee for Reunification of the Parthenon Sculptures) com atuação junto ao Museu da Acrópole e Ministério da Cultura da Grécia. Ganhadora do prêmio Pontos de Memória no Exterior do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura, do prêmio Coroa de Ouro pela Associação do Helenismo Ecumênico (Grécia), e do Prêmio Xerox do Brasil na categoria Tradução pelo livro Poesia Grega Antiga . Possui atuação artística internacional no campo da música experimental, poesia sonora, poesia digital e curadoria de eventos multimídia. Áreas de atuação - Artes Visuais, Artes, Literaturas Clássicas, Literatura Comparada, Mediação, Curadoria, Cinema, Fotografia, Música e Contemporaneidade.

Amanda Alves, Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artisticas, UEMG

Graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001), Especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard/UEMG (2015) e Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Artes atuando como curadora de exposições de artes visuais e também como consultora na área de teoria da arte para projetos educativos e artistas.

References

BIRNBAUM, D.; WALLENSTEIR, S. Spatial Thought. e-flux Architecture, Superhumanity, Istanbul, 7 nov. 2016. Disponível em: http://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/66879/spatial-thought/. Acesso em: jul. 2020.

CASTILLO, S. S. D. Arte de expor: curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau, 2015.

DANIEL, M.; HUDEK, A. Landmark Exhibitions Issue: Introduction. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/landmark-exhibitions-issue-introduction. Acesso em: 01 jul. 2019.

DÉOTTE, J-L. Os imateriais de Lyotard (1985): um programa figural. Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 189-201, maio-out. 2015. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/264. Acesso em: 01 jul. 2019.

DUFRÊNE, T. Les immatériaux: an “immodern” project. In: HUI, Y.; BROECKMANN, A. 30 Years after Les Immatériaux. Lüneburg: Meson Press, 2015. p. 137-145.

ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.

GREENBERG, R. Remembering exhibitions: from point to line to web. Tate Papers, Londres, n.12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/remembering-exhibitions-from-point-to-line-to-web. Acesso em: 01 jul. 2019.

HEINICH, N. Les Immatériaux Revisited: Innovation in Innovations. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-revisited-innovation-in-innovations. Acesso em: 01 jul. 2019.

HOFFMAN, J. A exposição como trabalho de arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 6, p. 19-29, julho 2004.

HUDEK, A. From Over- to Sub-Exposure: The Anamnesis of Les Immatériaux. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/from-over-to-sub-exposure-the-anamnesis-of-les-immateriaux#footnote21_jrqsgny. Acesso em: 01 jul. 2019.

LEWITT, S. Paragraphs on conceptual art. ARTFORUM, New York, v. 5, n. 10, p. 79-83, verão 1967.

LYOTARD, J.-F. Les Immatériaux. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.; NAIRNE, S. Thinking About Exhibitions. Nova York: Taylor & Francis, 2005. p. 114-125.

MARTINEZ, E. D. S. Curadoria e expografia em abordagem semiótica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS, 16., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPAP, 2007. p. 13-21.

MARTINEZ, E. D. S. O corpo da pesquisa em curadoria - desmembramentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 22.,2013. Belém. Anais [...]. Belém: ANPAP, 2013. p. 1865-1866.

MEIJERS, D. J. The museum and the ‘ahistorical’ exhibition. The latest gimmick by the arbiters of taste, or an important cultural phenomenon? In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B. W.;

NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova YorK: Routledge, 2005. p. 5-14.

OBRIST, H. U. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

POISONT, J.-M. Large exhibitions: a sketch of a topology. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.;

NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996. p. 39-66.

RAJCHMAN, J. Les Immatériaux or How to Construct the History of Exhibitions. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-or-how-to-construct-the-history-of-exhibitions. Acesso em: 01 jul. 2019.

Published

2020-09-22

How to Cite

LAGE, Celina Figueiredo; ALVES, Amanda. Les Immatériaux: Lyotard, the curator of the imaterial in the history of exhibitions. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17028. Acesso em: 3 jul. 2024.