The Value of Fashion Product by Artificial Agents

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0030

Keywords:

: Fashion, Artificial intelligence, Machine learning, Clothing and dress , Semiotics

Abstract

The advancement of technologies has enabled major evolutions in relation to the development of intelligent machines. To this end, its programming and logic can be understood through the semiotic processes that happen in humans. Through interpretations of signs, machines organize information and make decisions, possessing the ability to learn. In fashion, choice systems are complex because they involve both material and intangible factors. This value system is established at any time in the supply chain and depends specifically on the weights users give for each factor that may vary according to their lifestyle, culture or beliefs. The aim of this paper was to conduct a critical and reflective analysis that discusses the value of the fashion product in users' lives to the point that they can be chosen by an external and artificial agent. It is believed that considering all levels of circumstances, conditions and factors of use the number of variables in decision making tends to infinity, so it is unlikely that artificial agents can generate value for fashion products in the same way as humans.

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Author Biographies

Gabriela Kuhnen, Universidade do Estado de Santa Catarina/ Universidade Federal de Santa Catarina/ Estácio SC

Doutorando no PPG Design da Ufsc, Mestra em Design pela Udesc (2017), Graduada em Bacharelado em Moda e Pós Graduada em Moda: Produção e Criação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002 e 2006). Atuou no mercado de trabalho como Estilista por mais de 10 anos. Leciona na Udesc como professora substituta da graduação em Moda (2013 à 2016 e 2019 à atual) e na Estácio SC (2018 à atual).

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel e Licenciado em Artes pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa, 2015). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Anteriormente, de 1986 a 2006, foi professor de Arte e Arte Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dispõe de amplo currículo como artista plástico, atuou como Chefe da Coordenadoria de Cultura Universitária (UFMS, 1990 a 1994) e como Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul (1999). É professor, pesquisador e produtor experiente nas áreas de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design. É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Entre outras produções, é autor dos livros: Mídia do Conhecimento: Idelas sobre Mediação e Autonomatopéia (SIGMO/UFSC, 2019); Do Ponto ao Pixel: Sintaxe Gráfica no Videodigital (CCE/UFSC, 2015) e Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento (EDUFMS, 2005).

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina

Gilson Braviano é Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França, 1995), Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, 1990) e Licenciado em Matemática pela mesma instituição (Florianópolis, 1987). Desde 1995, trabalha no Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, integrando a classe titular e atuando em disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Métodos de Representação e Métodos de Pesquisa. Trabalhou por seis anos na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e é docente permanente no Mestrado e Doutorado em Design da UFSC. Suas áreas de interesse envolvem métodos de representação, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de estatísticas para análise de dados. Foi tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC por seis anos, preside a ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica - desde 2009, é editor da RBEG - Revista Brasileira de Expressão Gráfica (rbeg.net) - e integra, no INEP / MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições Brasileiras de Ensino Superior. 

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Published

2021-11-10

How to Cite

KUHNEN, Gabriela; SOUSA, Richard Perassi Luiz de; BRAVIANO, Gilson. The Value of Fashion Product by Artificial Agents. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–10, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0030. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16942. Acesso em: 22 nov. 2024.

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