Patterns audiovisualísticos – o fenômeno audiovisual da animação sob o ponto de vista do design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911172016047Resumo
Em tempos onde a produção de animações brasileiras ganha cada vez mais espaço na televisão nacional, torna-se necessário identificar os processos de construção desse tipo de produto, visando o aperfeiçoamento dos procedimentos e profissionais de animação do país. Assim, busca-se com este artigo abordar e discutir a relação entre o design e as interfaces audiovisuais. Tendo em vista a abordagem do design como disciplina facilitadora do acesso à informação em produções audiovisuais utilizando-se dos preceitos da linguagem visual, este trabalho aborda as interfaces audiovisuais e suas relações com o design e a animação, sob o ponto de vista do tempo, ritmo, velocidade, sequência e linguagem visual. Para tanto é feita, a partir de uma aproximação exploratória e descritiva, a análise do trecho de uma animação utilizando os conceitos propostos na retórica audiovisualística de Gui Bonsiepe (2011), que entende o todo audiovisual como uma interface, no intuito de buscar uma forma de ver e analisar a mídia audiovisual pelo ponto de vista do design. O trecho escolhido para análise faz parte da série brasileira Irmão do Jorel, selecionada para este trabalho por se tratar da primeira série de animação inteiramente produzida na América Latina, veiculada pelo canal de televisão (TV) Cartoon Network; e que faz parte de uma recente remessa de animações brasileiras que passou a integrar a grade dos canais de TV por assinatura.Downloads
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