Design Thinking como ferramenta para o público interno das empresas

Autores

  • Sharlene Melanie Martins de Araújo
  • José Elias da Silva Júnior
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
  • Richard Perassi Luiz de Sousa
  • Eugenio Andrés Díaz Merino
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312908102013273

Resumo

Este artigo aborda o uso do Design Thinking como ferramenta de aproximação e interação entre empresa e colaboradores. A metodologia é explorada como um processo interno de inovação organizacional. O uso de representações visuais, como tabela e mapa, contextualizam as ferramentas de Design Thinking sob o escopo da gestão de pessoas. Nesta abordagem, o público interno é exposto como primeiro cliente da empresa e agente estratégico para promoção da inovação. Dessa forma, os colaboradores são considerados os clientes mais próximos da marca da organização, contribuindo para o desenvolvimento de processos, clima organizacional e lucratividade.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

ARAÚJO, S. M. M. de; SILVA JÚNIOR, J. E. da; FIGUEIREDO, L. F. G. de; SOUSA, R. P. L. de; MERINO, E. A. D.; DÍAZ MERINO, G. S. A. Design Thinking como ferramenta para o público interno das empresas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 273-285, 2013. DOI: 10.5965/1808312908102013273. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8095. Acesso em: 3 dez. 2022.

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