Gestão de design para inovação social em um caso de economia solidária
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019100Palavras-chave:
Gestão de Design, Economia Solidária, Inovação Social, VeganismoResumo
O tema Inovação Social propõe novas soluções para os problemas sociais, afim de promover transformações sociais que beneficiam o coletivo. Sua relação com o cooperativismo e economia solidária é o foco deste estudo que busca responder como a gestão de design pode contribuir com os empreendimentos de economia solidária com vistas à inovação social. Objetiva realizar um diagnóstico preliminar, por meio da gestão de design, de um grupo de produtores veganos da região de Florianópolis/SC. Optou-se por pesquisa bibliográfica e estudo de caso, sob uma abordagem qualitativa de caráter exploratório com o intuito de aprofundamento da compreensão do grupo social estudado. Como resultado, foi possível mapear as potencialidades e fragilidades dos produtos artesanais veganos ofertados pelos empreendedores. Esse diagnóstico preliminar servirá de base para estratégias de gestão de design de modo a auxiliar os pequenos produtores veganos a melhor desenvolverem suas atividades, bem como na oferta de seus produtos e disseminação do conhecimento sobre o veganismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marco Antonio Weiss, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Eugenio Andrés Díaz Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.