Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012444Keywords:
heráldica, marca gráfica, gestão de design, branding, brasõesAbstract
Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.