Les Immatériaux

a curadoria do imaterial de Lyotard e a história das exposições

Autores

  • Celina Figueiredo Lage Professora Doutora, Curadoria em Arte Contemporânea, Escola Guignard. Programa de Pós-Graduação em Artes, UEMG. http://orcid.org/0000-0002-9052-7708
  • Amanda Alves Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artisticas, UEMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0010

Palavras-chave:

Arte - Técnicas de exposições, Curadoria, Imaterialismo (Filosofia)

Resumo

O artigo propõe a análise de aspectos da exposição Les Immateriaux. Curada pelo filósofo Jean-François Lyotard em 1964, foi apresentada no Centre Georges Pompidou, em Paris, de 28 de março a 15 de julho de 1985. A mostra significou um marco na história das exposições por servir como veículo visual para a transmissão de um discurso filosófico. Entende-se que a pertinência da análise é advinda da possibilidade de discutir aspectos da metodologia de estudo da história das exposições, da utilização da curadoria aliada ao pensamento filosófico e do diagnóstico de aspectos característicos da curadoria contemporânea.

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Biografia do Autor

Celina Figueiredo Lage, Professora Doutora, Curadoria em Arte Contemporânea, Escola Guignard. Programa de Pós-Graduação em Artes, UEMG.

Celina Figueiredo Lage é Professora de Curadoria em Arte Contemporânea no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atuou de 2009 a 2012 no Programa de Pós-Graduação em Artes Aplicadas da Universidade Helênica Aberta, na Grécia. Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras, com habilitação em Grego e Latim. Pós-doutorado pela National & Kapodistrian University of Athens (Grécia). Ex-Bolsista da Fundação Alexander Onassis, do State Scholarships Foundation (Grécia) e do CNPq. Vice-Presidente do Comitê Brasileiro para Reunificação das Esculturas do Partenon (membro do International Commitee for Reunification of the Parthenon Sculptures) com atuação junto ao Museu da Acrópole e Ministério da Cultura da Grécia. Ganhadora do prêmio Pontos de Memória no Exterior do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura, do prêmio Coroa de Ouro pela Associação do Helenismo Ecumênico (Grécia), e do Prêmio Xerox do Brasil na categoria Tradução pelo livro Poesia Grega Antiga . Possui atuação artística internacional no campo da música experimental, poesia sonora, poesia digital e curadoria de eventos multimídia. Áreas de atuação - Artes Visuais, Artes, Literaturas Clássicas, Literatura Comparada, Mediação, Curadoria, Cinema, Fotografia, Música e Contemporaneidade.

Amanda Alves, Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artisticas, UEMG

Graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001), Especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard/UEMG (2015) e Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Artes atuando como curadora de exposições de artes visuais e também como consultora na área de teoria da arte para projetos educativos e artistas.

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

LAGE, Celina Figueiredo; ALVES, Amanda. Les Immatériaux: a curadoria do imaterial de Lyotard e a história das exposições. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17028. Acesso em: 19 nov. 2024.