Les Immatériaux
a curadoria do imaterial de Lyotard e a história das exposições
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0010Palavras-chave:
Arte - Técnicas de exposições, Curadoria, Imaterialismo (Filosofia)Resumo
O artigo propõe a análise de aspectos da exposição Les Immateriaux. Curada pelo filósofo Jean-François Lyotard em 1964, foi apresentada no Centre Georges Pompidou, em Paris, de 28 de março a 15 de julho de 1985. A mostra significou um marco na história das exposições por servir como veículo visual para a transmissão de um discurso filosófico. Entende-se que a pertinência da análise é advinda da possibilidade de discutir aspectos da metodologia de estudo da história das exposições, da utilização da curadoria aliada ao pensamento filosófico e do diagnóstico de aspectos característicos da curadoria contemporânea.
Downloads
Referências
BIRNBAUM, D.; WALLENSTEIR, S. Spatial Thought. e-flux Architecture, Superhumanity, Istanbul, 7 nov. 2016. Disponível em: http://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/66879/spatial-thought/. Acesso em: jul. 2020.
CASTILLO, S. S. D. Arte de expor: curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau, 2015.
DANIEL, M.; HUDEK, A. Landmark Exhibitions Issue: Introduction. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/landmark-exhibitions-issue-introduction. Acesso em: 01 jul. 2019.
DÉOTTE, J-L. Os imateriais de Lyotard (1985): um programa figural. Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 189-201, maio-out. 2015. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/264. Acesso em: 01 jul. 2019.
DUFRÊNE, T. Les immatériaux: an “immodern” project. In: HUI, Y.; BROECKMANN, A. 30 Years after Les Immatériaux. Lüneburg: Meson Press, 2015. p. 137-145.
ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
GREENBERG, R. Remembering exhibitions: from point to line to web. Tate Papers, Londres, n.12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/remembering-exhibitions-from-point-to-line-to-web. Acesso em: 01 jul. 2019.
HEINICH, N. Les Immatériaux Revisited: Innovation in Innovations. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponível em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-revisited-innovation-in-innovations. Acesso em: 01 jul. 2019.
HOFFMAN, J. A exposição como trabalho de arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 6, p. 19-29, julho 2004.
HUDEK, A. From Over- to Sub-Exposure: The Anamnesis of Les Immatériaux. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/from-over-to-sub-exposure-the-anamnesis-of-les-immateriaux#footnote21_jrqsgny. Acesso em: 01 jul. 2019.
LEWITT, S. Paragraphs on conceptual art. ARTFORUM, New York, v. 5, n. 10, p. 79-83, verão 1967.
LYOTARD, J.-F. Les Immatériaux. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.; NAIRNE, S. Thinking About Exhibitions. Nova York: Taylor & Francis, 2005. p. 114-125.
MARTINEZ, E. D. S. Curadoria e expografia em abordagem semiótica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS, 16., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPAP, 2007. p. 13-21.
MARTINEZ, E. D. S. O corpo da pesquisa em curadoria - desmembramentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 22.,2013. Belém. Anais [...]. Belém: ANPAP, 2013. p. 1865-1866.
MEIJERS, D. J. The museum and the ‘ahistorical’ exhibition. The latest gimmick by the arbiters of taste, or an important cultural phenomenon? In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B. W.;
NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova YorK: Routledge, 2005. p. 5-14.
OBRIST, H. U. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
POISONT, J.-M. Large exhibitions: a sketch of a topology. In: GREENBERG, R.; FERGUSON, B.;
NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996. p. 39-66.
RAJCHMAN, J. Les Immatériaux or How to Construct the History of Exhibitions. Tate Papers, Londres, n. 12, outono 2009. Disponivel em: http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/12/les-immateriaux-or-how-to-construct-the-history-of-exhibitions. Acesso em: 01 jul. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Celina Figueiredo Lage, Amanda Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.