Mejoras en la investigación en arte/educación: otras formas de pensar/hacer/sentir sobre la enseñanza en artes visuales
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267932023283Palabras clave:
metodología encantadora, arte/educación disidente, formación docente en Artes VisualesResumen
El ensayo visual “Encanterías en la Investigación en Arte/Educación: otras formas de pensar/hacer/sentir la enseñanza en artes visuales” propone un enfoque inventivo de la investigación educativa basada en las artes, incorporando los principios del Arte/Educación Disidente y la metodología de los encantamientos ( WOSNIAK, 2023). Indagando en el concepto de “encanterías”, el ensayo busca ofrecer perspectivas alternativas para repensar y reconceptualizar la práctica docente en las artes visuales. A través del lenguaje visual, la obra presenta diferentes maneras de abordar la enseñanza, integrando elementos culturales, estéticos y pedagógicos de una manera única. La propuesta pretende inspirar una reflexión crítica sobre las posibilidades transformadoras que las encanterías, dentro del contexto del Arte/Educación Disidente (WOSNIAK, 2023), pueden ofrecer al campo del Arte/Educación, promoviendo una conexión más profunda entre la creación artística, la investigación y la enseñanza. experiencia. Las imágenes presentes en este ensayo presentan investigaciones de trabajos de finalización de curso realizados por estudiantes de la Licenciatura en Artes Visuales de la Universidad Federal de Amapá, bajo la dirección del Prof. Dr. Fabio Wosniak.
Descargas
Citas
WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 15 dez. 2023.
WOSNIAK, FÁBIO. Saberes de encaterias na pesquisa e na formação inicial em artes visuais: percursos para uma arte/educação dissidente. In: 32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, 2023, Fortaleza. Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Fortaleza: Even3, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Erlon Santos Silva, Fabio Wosniak
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.