La narrativa autobiográfica como ritual en la formación docente
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267832022011Palabras clave:
Formación de Profesores, Conocimiento Sensible, A/r/tografía, Arte Textil, Cuerpo y MemoriaResumen
Liame es una instalación textil colectiva, desarrollada en 2022, con el objetivo de experimentar narrativas autobiográficas y reflexionar sobre las memorias y la enseñanza a través del conocimiento sensible y la confección textil. Su trabajo relacional repercutió en algunos interrogantes: ¿cómo la narración de nuestras memorias puede potencializar acciones práctico-reflexivas a través de la confección textil? ¿Qué recuerdos llevamos en el cuerpo y cómo pueden resignificarse? ¿Cómo la fabricación de textiles, hechos a mano, mejora el intercambio de recuerdos sobre la enseñanza? Liame es el resultado de un proyecto de Iniciación Científica (PIBIC/UFPE), desarrollado en el Departamento de Artes de la Universidad Federal de Pernambuco. Permea los campos de Educación en Cultura Visual, A/r/tografía, Arte Textil y Estudios de la Memoria.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 maio 2022.
BORRE, Luciana. Bordando afetos na formação docente. Conceição da Feira: Andarilha, 2020.
DUARTE , J. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.
HAN, Byung-Chul. O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente. Tradução Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luciana Borre, Graciela
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.