The artistic-pedagogical residency as a space for critical training in Visual Arts: Interview with Neyde Joppert
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024204Keywords:
teaching visual arts, documentation, artistic-pedagogical residencyAbstract
This experience interview the relevance of artisticpedagogical residency in the context of teaching visual arts, considering initial training in visual arts. Discusses the process of recording and documenting pictorial processes, as a methodology for thinking and doing artistically. It presents an interview carried out in 2022, with artist professor Neyde Joppert (SP), during her participation in the Residency Artisticpedagogial project, created by Estúdio de Pintura Apotheke. It aims to contribute to a critical reflection on the teaching/learning processes in painting.
Downloads
References
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MORAES, Marcos. Residência Artística: de ambiente de produção e difusão das práticas artísticas contemporâneas, ou acerca da formação artística e das necessidades de residências e persistência da pesquisa e experimentação. Revista Farol, v.16 n.23, 2020. Disponível em https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/34028/22773. Acesso em 07 de janeiro de 2024.
MORAES, Marcos. Residência Artística: especificidades da pesquisa/produção. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.
JENSEN, Joviana. Sobre ensino/aprendizagem em pintura: documentação e processos pictóricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2023.
PACKER, Amilcar. Resiliências artísticas. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.
PROENÇA, Alice Maria. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal...o possível. São Paulo: Panda Educação. 2022.
SALGADO, Renata. A residência artística no processo de profissionalização do professor de artes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/5261/1/Renata%20Salgado.pdf. Acesso em 07 de janeiro de 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jociele Lampert, Joviana Jensen, Marcelo P. de Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.