Comics in initial training in visual arts
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267922023169Keywords:
initial training in visual arts, comics, contemporary artAbstract
The present study entitled "Comic Books in Initial Education in Visual Arts" explores the integration of comic books in the initial education process of Visual Arts teachers. The research encompasses the referentiality of contemporary artists and comic book creators, highlighting how their contributions enhance pedagogical practice. Utilizing the triangular approach as a methodology, the study focuses on image analysis, contextualization, and artistic practice. Initial education in Visual Arts serves as the core foundation, as the work aims to deepen the understanding of how comic books can be effectively integrated into teaching, providing future teachers with a versatile means to promote creative expression and critical analysis.
Downloads
References
BARBOSA; Ana Mae. Arte Educação e Cultura. São Paulo: Cortez, 2012.
BARBOSA; Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
BEST; David. A racionalidade do sentimento: o papel das artes na educação. Portugal: Porto Codex, 1996.
GOLDBERG; Luciane Germano. Autobiografismo: Desenho infantil e biografização. Curitiba: Editora CRV, 2021.
LEOTE; Rosangela. ArteCiênciaArte: São Paulo:Unesp, 2015.
MENDONÇA; João Marcos. O ensino da arte e a produção de histórias em quadrinhos no ensino fundamental. Tese (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 137. 2006.
POWERPAOLA. Todas as bicicletas que eu tive. Tradução: Nicolás Llano Linares. Lote 45, 2022.
REVIATI; Davide. Cuspa três vezes. Tradução: Rogério Campos. São Paulo: Veneta, 2022.
TAVARES; Fabio. Histórias em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais. 3, ed. Paraíba: Marca de Fantasia. 2021.
TOMINE; Adrian. A solidão de um quadrinho sem fim. Tradução: Érico Assis. São Paulo: Nemo, 2020.
VILAS BOAS; Sergio. Biografias & biógrafos: jornalismo sobre personagens. Summus Editorial, 1990.
VERGUEIRO; Waldomiro; RAMOS, Paulo (org). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fabio Wosniak; Adriano Duarte Cardoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.