Sensations, mixtures and plasticity: when children experience and discover contemporary art
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019043Keywords:
child education , contemporary art , childrenAbstract
This article aims to discuss the approaches of children to contemporary art in school contexts pointing to possibilities of propositions that foster this meeting.
Downloads
References
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea – Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BORGES, Camila. Por entre os dedos: arte e crianças contemporâneas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, 2013.
BORGES, Camila. CUNHA, Susana Rangel Vieira da. E se eu juntar este com aquele? A pesquisa com crianças e os encontros com a arte contemporânea. Revista Textura v.16 n.32. Canoas, 2014
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CHIARELLI, Tadeu. Catálogo Apropriações/Coleções. Porto Alegre: Santander Cultural, 2002.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Experimentos e Experiências na Pesquisa. In: MARTINS, R; TOURINHO, I (Org.) Processos e Práticas da Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: UFSM Editora, 2013, p.201-224.
DUARTE Jr., João Francisco. O Sentido dos sentidos: a Educação (do) Sensível. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2000. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2000.
DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, G. (Org.). A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 2004, p.71-74.
FERREIRA, Manuela. “Ela é nossa prisioneira!” – Questões Teóricas, Epistemológicas e Ético Metodológicas a propósito dos Processos de Obtenção da Permissão das Crianças Pequenas numa Pesquisa Etnográfica. Revista Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação e Mestrado da Universidade de Santa Cruz / RS. Santa Cruz, 2010.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.
LOPONTE, Luciana. Arte e Metáforas Contemporâneas para Pensar Infância e Educação. Revista Brasileira de Educação. V. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
MEIRA, Marly; PILLOTTO, Silvia. Arte, Afeto e Educação – A Sensibilidade na Ação Pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.
OSTROWER, Faiga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
RAJCHMAN, John. O pensamento na arte contemporânea. In: Revista Novos Estudos. CEBRAPE, n.91, Nov., São Paulo, 2011.
REY, Sandra. O Processo como Cruzamento de Procedimentos: Considerações Sobre as Relações de Produção da Arte Contemporânea. In: Arte: Limitações e Contaminações – Anais ANPAP – Vol.II – Salvador, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.