Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267532019025

Palavras-chave:

educação infantil , arquiteturas de jogo , instalaçoes , pesquisa com crianças , arte contemporânea

Resumo

O presente artigo com base nos Estudos Sociais da Infância e no campo da Arte, deriva do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O qual, buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo (ABAD, 2008) para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2018. O percurso metodológico da investigação foi pautado pela pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas de jogo se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.

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Biografia do Autor

Nathalia Scheuermann dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil. Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa, Estudos sobre Infâncias no Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduada em Pedagogia (UFRGS). Professora de Educação Infantil no Colégio Anchieta em Porto Alegre - RS.

http://lattes.cnpq.br/7834290654720593

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Pós-Doutor em Educação (UFPEL). Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS).

http://lattes.cnpq.br/9450619789833040 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SANTOS, Nathalia Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019. DOI: 10.5965/24471267532019025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16161. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática