Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019025Palabras clave:
educação infantil , arquiteturas de jogo , instalaçoes , pesquisa com crianças , arte contemporâneaResumen
O presente artigo com base nos Estudos Sociais da Infância e no campo da Arte, deriva do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O qual, buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo (ABAD, 2008) para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2018. O percurso metodológico da investigação foi pautado pela pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas de jogo se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.Descargas
Citas
ABAD, J. Iniciativas de Educación Artística a través del Arte Contemporáneo para la Escuela Infantil (3-6 años). Madrid: UCM, 2008. 556. Tese - Departamento de Didáctica de la Expresión plástica, Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2008.
ABAD, J. RUIZ DE VELASCO, A. El juego simbólico. Buenos Aires: Noveduc-Graó. 2016.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em debate, Pelotas, v.7, n.2, p.5-25, ag.2001.
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância?. São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.
CREATECTURA. 2017. La Redonda "Al Cubo". Disponível online em: https://www.createctura.es/galerias/escenografias-habitadas/la-redonda-al-cubo/ Acessado em: 10 de setembro de 2019.
CREED, Martin. 2004. Work nº 370: Balls. Disponível online em: http://www.martincreed.com/site/works/work-no-370 Acessado em: 10 de setembro de 2019.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In: ______. (Org). As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017b. p.11-54.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da.Uma arte de nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da & CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org) A Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017a. p 9-26.
DORNELLES, Leni Vieira. FERNANDES, Natalia. ESTUDOS DA CRIANÇA E PESQUISA COM CRIANÇAS: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6389> Acesso em: 05 abril 2018.
KIMSOOJA. 2002. A Laundry Woman. Disponivel online em: http://www.kimsooja.com/projects_2001_Henie-Onstad.html# Acessado em: 10 de setembro de 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
MIURA, Mitsuo. 2012. Memorias Imaginadas (exposição). Disponivel online em: http://expoarteactual.blogspot.com.br/2015/11/memorias-imaginadas-mitsuo-miura-la.html Acessado em: 10 de setembro de 2019.
RIST,Pipilotti. 2011. Administering Eternity. Disponivel online em: https://www.bfi.org.uk/news-opinion/sight-sound-magazine/reviews-recommendations/pipilotti-rist-sublime-pants Acessado em: 10 de setembro de 2019.
RUTHENBECK, Reiner. 1970. Schwarzer Papierhaufen. Disponível online em: http://reiner-ruthenbeck.de/Papierarbeiten/index.html Acessado em: 10 de setembro de 2019.
SANTOS, Nathalia Scheuermann dos. ARQUITETURAS EFÊMERAS DE JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Crianças e Arte Contemporânea. Porto Alegre, 2018. 136p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SANTINI, Bianca. 2017. Risco e Ar (exposição). Disponivel online em: http://www.osul.com.br/exposicao-risco-e-ar-de-bianca-santini-ocorre-partir-de-6-de-dezembro-em-porto-alegre/ Acessado em: 10 de setembro de 2019.
TRIPP. David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 REVISTA APOTHEKE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor y Licenciamiento
Los autores de los trabajos enviados a la Revista APOTHEKE autorizan su publicación en formato impreso y digital, exclusivamente con fines académicos, pudiendo ser reproducidos siempre que se cite correctamente la fuente. Los autores certifican la originalidad, autoría y carácter inédito de sus manuscritos.
Los artículos publicados por la revista están disponibles gratuitamente y destinados a fines académicos y no comerciales. Todos los derechos de autor son cedidos a la revista. Los artículos firmados representan exclusivamente la opinión de sus autores y no reflejan la posición oficial de la Revista Apotheke. Los autores se comprometen a citar la publicación original siempre que reproduzcan, divulguem o hagan referencia al artigo publicado en la Revista Apotheke, de la siguiente forma:
“Este artículo fue publicado originalmente por la Revista Apotheke en el volumen (colocar el volumen), número (colocar el número), en el año (colocar el año), y puede ser consultado en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index”
Es responsabilidad exclusiva de los autores obtener autorización por escrito para el uso de cualquier material protegido por derechos de autor incluido en sus artículos. La Revista Apotheke no se responsabiliza por eventuales infracciones cometidas por sus colaboradores.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, bajo la licencia Creative Commons de tipo Atribución-NoComercial (CC BY-NC):
-
Atribución (BY): Los licenciados pueden copiar, distribuir, mostrar, ejecutar y crear obras derivadas, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o titular de la licencia, en la forma indicada.
-
Uso No Comercial (NC): Los licenciados pueden usar el material solo con fines no comerciales.
Después de la publicación, los autores conservan sus derechos de autor y pueden volver a publicar el texto.