Arquiteturas efêmeras de jogo e Educação Infantil: diálogos com a Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019025Palabras clave:
educação infantil , arquiteturas de jogo , instalaçoes , pesquisa com crianças , arte contemporâneaResumen
O presente artigo com base nos Estudos Sociais da Infância e no campo da Arte, deriva do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O qual, buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo (ABAD, 2008) para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2018. O percurso metodológico da investigação foi pautado pela pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas de jogo se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.Descargas
Citas
ABAD, J. Iniciativas de Educación Artística a través del Arte Contemporáneo para la Escuela Infantil (3-6 años). Madrid: UCM, 2008. 556. Tese - Departamento de Didáctica de la Expresión plástica, Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2008.
ABAD, J. RUIZ DE VELASCO, A. El juego simbólico. Buenos Aires: Noveduc-Graó. 2016.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em debate, Pelotas, v.7, n.2, p.5-25, ag.2001.
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância?. São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.
CREATECTURA. 2017. La Redonda "Al Cubo". Disponível online em: https://www.createctura.es/galerias/escenografias-habitadas/la-redonda-al-cubo/ Acessado em: 10 de setembro de 2019.
CREED, Martin. 2004. Work nº 370: Balls. Disponível online em: http://www.martincreed.com/site/works/work-no-370 Acessado em: 10 de setembro de 2019.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A importância das artes na infância. In: ______. (Org). As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017b. p.11-54.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da.Uma arte de nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da & CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org) A Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017a. p 9-26.
DORNELLES, Leni Vieira. FERNANDES, Natalia. ESTUDOS DA CRIANÇA E PESQUISA COM CRIANÇAS: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6389> Acesso em: 05 abril 2018.
KIMSOOJA. 2002. A Laundry Woman. Disponivel online em: http://www.kimsooja.com/projects_2001_Henie-Onstad.html# Acessado em: 10 de setembro de 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
MIURA, Mitsuo. 2012. Memorias Imaginadas (exposição). Disponivel online em: http://expoarteactual.blogspot.com.br/2015/11/memorias-imaginadas-mitsuo-miura-la.html Acessado em: 10 de setembro de 2019.
RIST,Pipilotti. 2011. Administering Eternity. Disponivel online em: https://www.bfi.org.uk/news-opinion/sight-sound-magazine/reviews-recommendations/pipilotti-rist-sublime-pants Acessado em: 10 de setembro de 2019.
RUTHENBECK, Reiner. 1970. Schwarzer Papierhaufen. Disponível online em: http://reiner-ruthenbeck.de/Papierarbeiten/index.html Acessado em: 10 de setembro de 2019.
SANTOS, Nathalia Scheuermann dos. ARQUITETURAS EFÊMERAS DE JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Crianças e Arte Contemporânea. Porto Alegre, 2018. 136p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SANTINI, Bianca. 2017. Risco e Ar (exposição). Disponivel online em: http://www.osul.com.br/exposicao-risco-e-ar-de-bianca-santini-ocorre-partir-de-6-de-dezembro-em-porto-alegre/ Acessado em: 10 de setembro de 2019.
TRIPP. David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.