A estética como dimensão formativa: uma análise das publicações sobre a formação de professores de artes visuais no sul do Brasil (2014–2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025033

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação, Educação Estética, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise de teses, dissertações e artigos que abordam a educação estética na formação de professores de Artes Visuais na região Sul do Brasil, entre 2014 e 2024. A partir de uma análise qualitativa, as 12 publicações encontradas foram organizadas em três unidades temáticas: experiência estética e mediação na formação em Artes Visuais; estética como prática crítica; e estética e currículo na formação em Artes Visuais. O estudo demonstra que a estética, quando entendida como prática sensível e criadora, constitui-se como dimensão formativa, ultrapassando uma abordagem técnica ou disciplinar. Os principais referenciais teóricos que sustentam as análises são Vigotski, Freire e Zanella, que fundamentam uma compreensão da formação estética como dimensão humanizadora, poética e política. A análise revela convergências e divergências nos caminhos investigativos das pesquisas analisadas, bem como articulações possíveis entre subjetividade, políticas educacionais e práticas artísticas na docência em Artes Visuais.

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Biografia do Autor

Alisson Douglas Da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Professor de arte no Colégio Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

Jaison Hinkel, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor   em   Psicologia   pela Universidade   Federal   de   Santa   Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Departamento de Psicologia e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

SILVA, Alisson Douglas Da; HINKEL, Jaison. A estética como dimensão formativa: uma análise das publicações sobre a formação de professores de artes visuais no sul do Brasil (2014–2024). Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 033–050, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27482. Acesso em: 28 set. 2025.