A estética como dimensão formativa: uma análise das publicações sobre a formação de professores de artes visuais no sul do Brasil (2014–2024)
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025033Palavras-chave:
Artes visuais, Educação, Educação Estética, Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise de teses, dissertações e artigos que abordam a educação estética na formação de professores de Artes Visuais na região Sul do Brasil, entre 2014 e 2024. A partir de uma análise qualitativa, as 12 publicações encontradas foram organizadas em três unidades temáticas: experiência estética e mediação na formação em Artes Visuais; estética como prática crítica; e estética e currículo na formação em Artes Visuais. O estudo demonstra que a estética, quando entendida como prática sensível e criadora, constitui-se como dimensão formativa, ultrapassando uma abordagem técnica ou disciplinar. Os principais referenciais teóricos que sustentam as análises são Vigotski, Freire e Zanella, que fundamentam uma compreensão da formação estética como dimensão humanizadora, poética e política. A análise revela convergências e divergências nos caminhos investigativos das pesquisas analisadas, bem como articulações possíveis entre subjetividade, políticas educacionais e práticas artísticas na docência em Artes Visuais.
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