Experimentações e investigações sobre a preparação de tinta com pigmentos vegetais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025125

Palavras-chave:

Pintura, Produção de Tinta, Pigmentos Naturais, Processo Artístico, Experimentação

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto “O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais,” coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A investigação, de caráter experimental, explora as possíveis variações cromáticas obtidas no processo de produção de tintas a partir de pigmentos naturais, analisando aspectos físicos e a durabilidade das cores. Para este estudo, optou-se por realizar experimentações com um único material orgânico: o abacate. Fundamentado na obra Arte como Experiência, de John Dewey, o trabalho buscou novas abordagens de resolução de problemas, enfatizando a integração entre teoria e prática no processo criativo. Além disso, como ação de extensão do grupo de estudos Estúdio de Pintura Apotheke, foi conduzido um workshop para apresentar técnicas de produção de tintas naturais, proporcionando aos estudantes do curso de Artes Visuais da UDESC uma abordagem metodológica alternativa para a criação e a prática artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Abbati Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista de iniciação científica pelo PROMOP no programa de extensão Estúdio de Pintura Apotheke coordenado pela professora Dra. Jociele Lampert. Graduação no curso de Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em andamento.

Fabrício Rodrigues Garcia, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Membro do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Possui Bacharelado em Artes Visuais pela UDESC (2016) e Licenciatura em Artes Visuais pela UDESC (2022).

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC.

Referências

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera de Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GÜNEŞ, Kübra; GÜRSES M. Sadi. Dyes and pigments. Jaipur: Springer, 2016.

LIMA, Caio Vieira da Silva Villa de; SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 109–124, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022109. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22928 Acesso em: 27 set. 2024.GÜRSES, Ahmet; AÇIKYILDIZ, Metin;

LOGAN, Jason. Make Ink: a forager’s guide to natural inkmaking. New York: Abrams, 2018

MAROCCOLO, Maibe. A natureza das cores brasileiras: pesquisa e mapeamento de plantas tintoriais. DF: Ed. da autora, 2024

MAYER, Ralph. Manual do artista: técnicas e materiais. SP: Martins Fontes, 1999.

MOTTA, Edson. SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

NUNES, Karine Abbati; GARCIA, Fabrício Rodrigues; LAMPERT, Jociele. Experimentações e investigações sobre a preparação de tinta com pigmentos vegetais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 125–142, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025125. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26496. Acesso em: 16 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>