Experimentações e investigações sobre a preparação de tinta com pigmentos vegetais
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025125Palavras-chave:
Pintura, Produção de Tinta, Pigmentos Naturais, Processo Artístico, ExperimentaçãoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto “O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais,” coordenado pela Prof.ª Dr.ª Jociele Lampert na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A investigação, de caráter experimental, explora as possíveis variações cromáticas obtidas no processo de produção de tintas a partir de pigmentos naturais, analisando aspectos físicos e a durabilidade das cores. Para este estudo, optou-se por realizar experimentações com um único material orgânico: o abacate. Fundamentado na obra Arte como Experiência, de John Dewey, o trabalho buscou novas abordagens de resolução de problemas, enfatizando a integração entre teoria e prática no processo criativo. Além disso, como ação de extensão do grupo de estudos Estúdio de Pintura Apotheke, foi conduzido um workshop para apresentar técnicas de produção de tintas naturais, proporcionando aos estudantes do curso de Artes Visuais da UDESC uma abordagem metodológica alternativa para a criação e a prática artística.
Downloads
Referências
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera de Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GÜNEŞ, Kübra; GÜRSES M. Sadi. Dyes and pigments. Jaipur: Springer, 2016.
LIMA, Caio Vieira da Silva Villa de; SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 109–124, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022109. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22928 Acesso em: 27 set. 2024.GÜRSES, Ahmet; AÇIKYILDIZ, Metin;
LOGAN, Jason. Make Ink: a forager’s guide to natural inkmaking. New York: Abrams, 2018
MAROCCOLO, Maibe. A natureza das cores brasileiras: pesquisa e mapeamento de plantas tintoriais. DF: Ed. da autora, 2024
MAYER, Ralph. Manual do artista: técnicas e materiais. SP: Martins Fontes, 1999.
MOTTA, Edson. SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karine Abbati Nunes, Fabrício Rodrigues Garcia, Jociele Lampert

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.