Notas reflexivas sobre Processos Pictóricos e Representações Pictóricas na “Aula Ateliê” do Estúdio de Pintura UDESC/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024312

Palavras-chave:

processos pictóricos e representações pictóricas, aula ateliê, formação docente e bacharelado em Artes Visuais

Resumo

Este ensaio, relata e analisa as ações teóricas e práticas desenvolvidas nas disciplinas “Processos Pictóricos” e “Representações Pictóricas”, ofertadas nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina, ambas ministradas pela Professora Artista Doutora Jociele Lampert, no segundo semestre de 2023. Com base na compreensão de que o tripé ontológico “fazer/agir/sentir”, de acordo com Dewey (2010), se constrói pela qualidade de um processo criativo, propomo-nos a realizar uma análise visual sobre o espaço de produção artística o Ateliê de pintura UDESC/SC, nos contextos diversos, e na relação dialógica entre docente e discente, especialmente, na qualificação da experiência nas aulas de Arte, seja por meio das construções de saberes, dos desafios ou outras experimentações que demandam do esforço de ensinar e aprender. Desta forma, por meio de uma linguagem visual de ensino e aprendizagem as “Aula Ateliê” (Lampert, 2021) desenvolvidas neste processo, apresentam uma metodologia fundamentada na relação de teoria e prática que trazem perspectivas sobre o ensino das artes visuais, nas concepções de saberes, experiências singulares, compartilhadas, e na reflexão poética, contribuições para a formação inicial dos futuros professores e bacharéis de Artes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaci Aiko Kussakawa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV-UDESC). Mestra em Educação e bacharela em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. AtualmenteProfessora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em ArtesVisuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes VisuaisPPGAV/UDESC.       

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LAMPERT, Jociele. Aula ateliê: experiência na constituição da docência em Arte. In: CUNHA, Suzana Rangel da. CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. Porto Alegre: Zouk, 2021. pp. 151-162.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

COELHO, Hélida Costa; KUSSAKAWA, Jaci Aiko; LAMPERT, Jociele. Notas reflexivas sobre Processos Pictóricos e Representações Pictóricas na “Aula Ateliê” do Estúdio de Pintura UDESC/SC. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 312–323, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024312. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25281. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Notas sobre Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>