A residência artísticopedagógica como espaço para a formação crítica em Artes Visuais: Entrevista com Neyde Joppert

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024204

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, Documentação, Residência artísticopedagógica

Resumo

A presente entrevista discorre sobre a relevância da residência artisticopedagógica no contexto do ensino de artes visuais, considerando a formação inicial em artes visuais. Discute sobre o processo do registro e da documentação de processos pictóricos, como metodologia para o pensar e fazer artistico. Apresenta entrevista realizada em 2022, com a artista professora Neyde Joppert (SP), quando de sua participação no projeto Residência Artisticopedagógica, idealizado pelo Estúdio de Pintura Apotheke. Visa contribuir para uma reflexão crítica sobre os processos de ensino/aprendizagem em pintura.

Downloads

Biografia do Autor

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em ArtesVisuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC

Joviana Jensen, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/ UDESC). Mestrado em Artes Visuais na Linha de Ensino das Artes Visuais (PPGAV/ UDESC). Graduação em Licenciatura em Artes Visuais (DAV/ UDESC).

Marcelo P. de Lima, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MORAES, Marcos. Residência Artística: de ambiente de produção e difusão das práticas artísticas contemporâneas, ou acerca da formação artística e das necessidades de residências e persistência da pesquisa e experimentação. Revista Farol, v.16 n.23, 2020. Disponível em https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/34028/22773. Acesso em 07 de janeiro de 2024.

MORAES, Marcos. Residência Artística: especificidades da pesquisa/produção. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.

JENSEN, Joviana. Sobre ensino/aprendizagem em pintura: documentação e processos pictóricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2023.

PACKER, Amilcar. Resiliências artísticas. In: VASCONCELOS, Ana. BEZERRA, André. (Org.). Mapeamento de residências artísticas no Brasil. FUNARTE. Rio de Janeiro, 2014.

PROENÇA, Alice Maria. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal...o possível. São Paulo: Panda Educação. 2022.

SALGADO, Renata. A residência artística no processo de profissionalização do professor de artes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/5261/1/Renata%20Salgado.pdf. Acesso em 07 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

LAMPERT, Jociele; JENSEN, Joviana; LIMA, Marcelo P. de. A residência artísticopedagógica como espaço para a formação crítica em Artes Visuais: Entrevista com Neyde Joppert. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 204–215, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26065. Acesso em: 11 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>