A palavra nômade em uma pesquisa com a formação docente em Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267822022083

Palavras-chave:

Licenciatura em Artes Visuais, Arte e Educação, Nômade, Errante, Formação docente

Resumo

O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa, ainda em realização, junto ao curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Durante o levantamento dos dados, optou-se por observar e descrever as palavras encontradas em trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do ano de 2018, os quais pertencem a estudantes do referido curso, em dois aspectos: palavras-chave e títulos. Na pesquisa, a palavra funciona em um sistema de linguagem que não é apenas representação, no sentido de espelho ou como expressão concreta da formação docente dos estudantes, mas sim como interstício aberto em que a docência pode vir a se insurgir. Com esta proposição, surgem cartografias em que a palavra, como algo nômade, móvel e errante, propõe-se a indicar as pistas dos trabalhos desenvolvidos em arte e educação pelos graduandos.

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Biografia do Autor

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no PPGAV/UDESC.

Trabalha com arte e ensino em experimentações com a filosofia da diferença

Vivian Ellwanger Leyser, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licencianda em Artes Visuais no CEART-UDESC (Florianópolis, SC). Artista, crocheteira e bordadeira. Professora de Biologia e Ciências. Bolsista de iniciação científica PROBIC/UDESC 2021-2022 no projeto “[entre práticas] artísticas e pedagógicas”

Flávia Gabrielle Rossinski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharela em Artes Visuais pela UDESC. Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais no Centro de Artes (CEART) - UDESC. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UDESC 2021-2022 no projeto “[entre práticas] artísticas e pedagógicas”

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

SCHMIDLIN, Elaine; LEYSER, Vivian Ellwanger; ROSSINSKI, Flávia Gabrielle. A palavra nômade em uma pesquisa com a formação docente em Artes Visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 083–097, 2022. DOI: 10.5965/24471267822022083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22300. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática