[entre]margens poéticas e pedagógicas

Autores

  • Elaine Schmidlin Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/2447267222016044

Palavras-chave:

Pedagógico, Poético, Formação docente, Diferença

Resumo

O texto apresenta as relações (in)tensas entre o poético e o pedagógico, as quais foram experimentadas durante o processo de um curso de licenciatura, bem como pretende contribuir com a produção de uma diferença de sentido para a formação docente. A escrita, em forma de ensaio, propõe entrelaçamentos com a filosofia e a literatura e deriva de encontros ocorridos em disciplinas de estágios curriculares, em que estudantes foram provocados a pensar um trabalho poético a partir de projetos de ensino e relatórios que consistem de trabalhos pedagógicos obrigatórios para atuação em escolas. Com a finalidade de provocar uma diferença em modos de viver a vida e a docência, essas proposições, em formato de publicações artísticas, tinham o propósito de agir como dispositivos para esburacar a representação docente padrão, usualmente construída no processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Schmidlin, Udesc

http://lattes.cnpq.br/9781556928615419
Professora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no curso
de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade
do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação, linha de pesquisa
Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC), 2013; Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens
UDESC/CNPq.

Referências

CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2000.

; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2004.

; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte da docência em arte: desafios contemporâneos. In OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2007.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

ROSA, João Guimarães. A terceira margem do rio In Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SCHMIDLIN, E. [entre]margens poéticas e pedagógicas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.5965/2447267222016044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8496. Acesso em: 16 ago. 2022.