Pensamentos inacabados sobre o escuro OU por uma poética da escuridão no teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010320220202Palavras-chave:
teatro, sombra, arte, filosofiaResumo
Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porque consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas. Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porquê consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.a., 1989. 112p. Tradução de Glória de Carvalho Lins.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem dos homens. In Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2011.
FAGUNDES, Tuany. Prótese: uma experiência com a imagem dialética no teatro das sombras. 2015. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000006/0000060f.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2010. p. 1-239. Tradução de Marcelo Gomes.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 166p.
OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um corpo em sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. Dissertação (mestrado em Teatro) Florianópolis, UDESC, 2011.
VIOLA, Daniele Rocha. BUSCO A FLOR E ENCONTRO A POESIA DA PRECARIEDADE: percursos de uma investigação através da iluminação cênica e a máscara teatral. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado), Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000083/0000834f.pdf Acesso em: 3 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tuany Fagundes Rausch, Daniele Rocha Viola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.