La luce como herramienta de expresión: diálogos sobre el pensamiento y el uso sensorial de los colores en la obra de Nadja Naira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240801

Palabras clave:

iluminación escénica, color, sensación, proceso de creación

Resumen

Este artículo presenta un extracto de la investigación de maestría titulada A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação em iluminação cênica, realizada con el Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de São João del-Rei, como proyecto vinculado al Núcleo de Estudos em Técnicas e Ofícios da Cena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (NETOC/GPHPC/UFSJ). Esta es la exposición y análisis de parte de los datos recogidos durante la investigación, consistente en la selección de extractos de la entrevista realizada a la iluminadora Nadja Naira, el 26 de febrero de 2022, a través de la plataforma de videoconferencia zoom. Además de los materiales seleccionados, el artículo tiene como objetivo hacer una presentación parcial de los resultados obtenidos y difundir la metodología de trabajo utilizada durante la investigación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura de Paula Resende, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC/UFSJ) e graduada em Teatro pela mesma Instituição. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e atua como professora de arte. Atriz e performer integrante do Grupo Balde, grupo de pesquisa independente em performance, teatro, urbanidade e visualidade. Possui interesse de pesquisa nas áreas de iluminação cênica, teoria das cores, teatro performativo, dança-teatro e arte-educação.

Berilo Luigi Deiró Nosella, Federal University of São João del-Rei

Profesor del Curso de Pregrado en Teatro y del Programa de Postgrado en Artes Escénicas del Departamento de Artes Escénicas de la Universidad Federal de São João del Rei. Doctora en Artes Escénicas, en la línea de Historia e Historiografía del Teatro, por el Programa de Postgrado en Artes Escénicas de la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro. Líder del Grupo de Investigación en Historia, Política y Escena (CNPq) y Coordinadora del Centro de Estudios de Técnicas y Oficios de la Escena/UFSJ. Becario de Productividad en Investigación del CNPq.

Nadja Naira Flugel, Pontificia Universidad Católica de Paraná

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná 1994 e Curso de Pós graduação LATU SENSU Aperfeiçoamento em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação - Teatro, pela Faculdade de Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Iluminação Cênica para teatro, Interpretação, Dramaturgia e Direção Teatral. Integrante da companhia brasileira de teatro desde 2002.

Citas

BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a

teoria das cores de Goethe. São Paulo: Senac, 2006.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2017. E-book/Edição do Kindle.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.

GOETHE, J. W. Doutrina das cores. Trad. Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.

GOETHE, J. W. Contribuições para a óptica (1a parte) & O experimento como mediador entre objeto e sujeito. São Paulo: Antroposófica, 2011.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2021.

KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MALIÉVICTH, K. Forma, cor e sensação. Trad. Letícia Mei. São Paulo: Kinoruss, 2021.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MIRANDA, Helder Moraes. Resenhando: portal de cultura e entretenimento. Portal de Cultura e entretenimento. Disponível em: https://www.resenhando.com/2021/11/critica-sem-palavras- espetaculo-mostra.html. Acesso em: 15 ago. 2022.

NEWTON, I. Óptica. Trad. André K. T. Assis. São Paulo: Edusp, 2002.

PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda., 1982.

RESENDE, L. P. A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação em iluminação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes da Cena, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2022.

RESENDE, L. P.; NOSELLA, B. L. D. Não somos nós, a luz em cena: uma cartografia da pesquisa em iluminação cênica na pós-graduação no Brasil. Ponta Grossa: Atena, 2022. 70 p.

SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Interações físicas e psíquicas geradas pelas cores na iluminação teatral. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

RESENDE, Laura de Paula; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; FLUGEL, Nadja Naira. La luce como herramienta de expresión: diálogos sobre el pensamiento y el uso sensorial de los colores en la obra de Nadja Naira. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240801. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25552. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Entrevistas