A la luz de la creación: la iluminación escénica como impulsora de la creación del cortometraje “ventanas del alma”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210202

Palabras clave:

iluminación escénica, cortometraje, proceso de creación

Resumen

Este artículo realiza un análisis técnico y estético del proceso creativo de la creación del cortometraje “janelas da alma” del director Jonas Estevão, desarrollado en el segundo semestre remoto de 2020 en la Universidad Federal del Ouro Preto, bajo el Orientación del Prof. Dr.ª Letícia Andrade, profesor de Iluminación y Escenografía Teatral del Departamento de Artes del Instituto de Filosofía y Letras de la misma Universidad antes mencionada. El texto describe cómo la iluminación natural y artificial definió la construcción estética y la homofobia como la base de la creación narrativa de la obra final.

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Biografía del autor/a

Jonas Estevão Ferreira Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando no Bacharelado em Artes Cênicas na modalidade de Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É ator, iluminador e diretor. Atualmente é monitor das disciplinas de Iluminação Teatral do Departamento de Artes da UFOP e membro do grupo Midiactors DEART/UFOP.

Leticia Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Letícia Mendes de Oliveira, conhecida artisticamente como Letícia Andrade (sobrenome materno), é atriz, dramaturga e diretora. Hoje é professora efetiva do DEART/IFAC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de teoria da encenação e iluminação e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IFAC/UFOP.  Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, com a tese "O papel do espectador nas dramaturgias contemporâneas brasileiras" [Orientador: Dr. Antonio Hildebrando]. Mestre em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, UFMG, com a dissertação intitulada: "Instantâneos: o conto mínimo e a cena teatral em Fernando Bonassi" [Orientador Dr. Luis Alberto Brandão]. Formada no curso de formação de atores Teatro Universitário da UFMG, com a duração de 3 anos, em 1999.  Realizou pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, pesquisando diretoras mineiras, sob a supervisão de Sara Rojo. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o Teatro Performativo, Visualidades, Tecnologias da Cena e História das Diretoras Brasileiras. Dirigiu, em 2013, dois espetáculos em Ribeirão Preto "Soterramento", de Lucas Arantes e "Dá licença, senão eu grito!", de sua autoria. Em 2015, dirigiu o espetáculo "Os Estranhos", com alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFS. Em 2016, dirigiu "Res[sus]citações e outras formas de sangue", com o grupo Midiactors, e realizou também a composição do figurino e a iluminação. Coordenou o projeto "Lumiar de aulas virtuais de iluminação teatral" e dialoga com as pesquisas do Grupo de pesquisa Midiactors da UFOP. Em 2018, dirigiu e escreveu "Ela veio para ficar", com o Midiactors, apresentado no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana também no mesmo ano. Em 2019, escreve ?Amazônia em cinzas?, solo de Tiago Gambogi.

Citas

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

GOMES, Jonas Estevão Ferreira; OLIVEIRA, Leticia Mendes de. A la luz de la creación: la iluminación escénica como impulsora de la creación del cortometraje “ventanas del alma”. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21063. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual