Esta es un versión antigua publicada el 2021-07-30. Consulte la versión más reciente.

Iluminación escénica y teatro site specific: notas sobre iluminación en la trilogía bíblica del Teatro da Vertigem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210206

Palabras clave:

Site specific. Iluminación escénica. Teatro da Vertigem. Guilherme Bonfanti.

Resumen

El artículo busca tejer relaciones entre el trabajo de iluminación escénica y la naturaleza site specific de algunas obras teatrales. Partiendo del principio de que la obra teatral se constituye a partir de la interacción de sus partes, buscamos entender la iluminación como un elemento articulador de la espacialidad. Partiendo de un marco conceptual sobre el término site specific, el artículo presenta tres performances como ejemplos concretos de estas relaciones: O Paraíso Perdido, O Livro de Jó y Apocalipse 1.11, las tres creaciones del Teatro da Vertigem con iluminación de Guilherme Bonfanti.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Turbiani, Universidade de São Paulo (USP)

Lighting designer formado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, como pesquisados na área de iluminação teatral. É docente residente de iluminação da SP Escola de Teatro ? Centro de Formação das Artes do Palco desde 2013. Possui experiência como iluminador de teatro, shows, espetáculos de dança, óperas, exposições e eventos. É membro fundador do Coletivo Cardume de Teatro, no qual dirigiu os espetáculos O Balneário e Os Fins do Sono, ambos com dramaturgia de Luis Felipe Labaki. É autor da pesquisa acadêmica (PIBITI) Usos de Equipamentos Luminosos Não Teatrais na Iluminação Cênica Contemporânea em São Paulo: Estudo de Caso dos espetáculos Bacantes e O Livro de Jó, orientada por António Araújo e financiada pelo CNPq. Como iluminador, criou o desenho de luz dos espetáculos Audiência (2019), Bento Batuca (2018), Abnegação I (2014) e Abnegação II (2015), os dois últimos da companhia teatral Tablado de Arruar, ambos realizados com recursos do Programa de Fomento da cidade de São Paulo. Assinou também a iluminação dos espetáculos Solilóquios (2015), direção de Johana Albuquerque; Orfeu Mestiço Uma HipHópera Musical (2011), direção de Cláudia Schapira, com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; A Última Historia (2011), direção de Tiche Viana; Salém (2011 a 2013), direção de Júlio Barga; Marie (2011 a 2014), direção de Tutti Pinheiro; O Horácio (2011 e 2012), criação coletiva a partir do texto de Heinner Muller; Maledicências (2010), direção de Danilo Moreno; Mokimpó ? Estudo Sobre um Homem Comum (2010), direção de Claudia Schapira; Madrid 36: Reminiscências da guerra civil espanhola (2009), direção de Paulo Bio Toledo, dentre outros.

Citas

ARAÚJO, A. A Gênese da Vertigem: O processo de Criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2011.

ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.

ARAÚJO, A. et al. Entrevista com os integrantes do Teatro da Vertigem sobre os 25 anos de trajetória, realizada no dia 19 de dezembro de 2017, na sede do grupo, com participação de Antônio Araújo, Antonio Duran, Eliana Monteiro e Guilherme Bonfanti. In: ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018. pp. 205-231.

BERTHOLD, M. História mundial do teatro. 3ª. ed. Tradução de Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clovis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BONFANTI, G. A luz no teatro da vertigem: processo de criação e pedagogia. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 15, n.2, pp. 10-21, 2015.

FERDMAN, B. Off sites: contemporary performance beyond site-specific. Carbondale: Southem Illinois University Press, 2018.

SCHWARCZ, L. M. 1992, o ano que não passou: sobre o mito de fundação do grupo vertigem. In: ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018. pp. 143-146.

KWON, M. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge: The MIT Press, 2002.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg, Maria Lúcia Pereira, Raquel Araújo de Baptista Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2007.

TURBIANI, Francisco Moreira. A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do teatro da Vertigem. 2021. 232 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

Publicado

2021-07-30

Versiones

Cómo citar

TURBIANI, Francisco. Iluminación escénica y teatro site specific: notas sobre iluminación en la trilogía bíblica del Teatro da Vertigem. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19945. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas