Iluminación y Pandemia: Perspectivas estéticas de la luz en el contexto virtual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210203

Palabras clave:

iluminación, procesos adaptativos, teatro virtual, espacio de representación, aislamiento social

Resumen

Este artículo, resultado de la contribución del componente curricular de Iluminación y Sonido de la Universidad de Sorocaba, analiza el uso de la iluminación escénica en un nuevo espacio de representación condicionado por el aislamiento social, debido al contexto de la pandemia del nuevo Coronavirus. El proceso de adaptación de las obras escénicas al entorno virtual ha potenciado la luz como herramienta estética fundamental vinculada a nuevas experiencias. A través de una encuesta de campo y estudios de casos, el enfoque teórico-metodológico entendió cómo las compañías de teatro Os Satyros (São Paulo), y Teatro Oficina Uzyna Uzona (São Paulo), establecieron un hito en la investigación de la luz en el contexto virtual, creando una relación íntima entre el actor-manipulador, el iluminador y las plataformas de streaming que se han aliado con las prácticas teatrales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Davi Carlos Tamarindo Lima, Universidade de Sorocaba

Davi Lima é ator, diretor, pesquisador e articulador em gestão de políticas públicas culturais. Formou-se em Artes Cênicas (adulto) pelo Conservatório Dramático de Tatuí e em 2014 vivenciou um intensivo em Cinema e Artes Dramáticas na Universidade de Marymount, no estado da Califórnia (EUA). Foi professor no curso de teatro na Oficina Municipal de Artes, Projeto CAENA, Escola Municipal Maria José Vianna e Núcleo da Terceira Idade de Boituva (2014/2017). Foi Coordenador da Juventude (2017), Diretor Municipal de Cultura (2017/2019), Secretário de Cultura (interino ? 2019), além de cursar Gestão de Contratos Administrativos pela Escola Nacional de Administração Publica (ENAP) e ocupar lugares como coordenador do controle interno da Secretaria e membro fundador/conselheiro da ADIMC - Associação de Dirigentes Municipais de Cultura, entidade nacional criada através de uma parceria direta entre os gestores do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). Compôs a banca de jurados da fase municipal do Mapa Cultural Paulista de Tatuí (2015), foi Curador da Lei Aldir Blanc no Governo do Estado da Rondônia e avaliador de Projetos Culturais em mais de 6 municípios pelo interior de São Paulo. Idealizou o Observatório Regional de Cultura de Região Metropolitana de Sorocaba, fundou o FORCULTS ? Fórum de Cultura da R.M.S e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Rede Teatro da Regional de Sorocaba. Atuou como ator e diretor na Companhia Teorema de Teatro (2012/2018) e em 2019 fundou a Companhia de Opinião. Escreveu e idealizou o projeto ?Opinião Conta Dandaras? contemplado com nota máxima (10) no Edital ProAC n°01/2019 de produção e circulação de espetáculos inéditos de teatro. Na companhia, atua como diretor-provocador e iluminador. Cursa licenciatura em Teatro na Universidade de Sorocaba (UNISO) onde desenvolve uma pesquisa acadêmica, no programa de Iniciação Científica PROVIC, sobre teatro político e narrativas engajadas na cena contemporânea, sob orientação da Profa. Me. Elizete Gomes (Buraco D?Oráculo) com colaboração do Prof. Me. Lucas Gonzaga, participa do programa de Residência Pedagógica como Arte-Educador em Sorocaba. Em 2020 finalizou o curso de extensão em "Estudos de Teatro de Rua" na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e 2021 cursou intensivo em Extensão em Gestão de Cultura Populares e Tradicionais na Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Sheng, Universidad de Sorocaba

Sheng Souza é atriz e performer. Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e integra o grupo de pesquisa Coletivo Siriema-de-pé-Vermeio que estuda as reverberações do teatro de rua no interior e o Coletivo Urbano de criação Estetica Temporaria Artística (C.U.C.E.T.A).

Citas

CABRAL, Ivan. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 18 mar. 2021.

CAMARGO, R. G. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.

CAMARGO, R. G. Luz e Cena: Impactos e Trocas. Sala Preta, São Paulo, v.15, n.2, 2015.

COLLING, L; TROI, M. Antropofagia, dissidências e novas práticas: o teatro oficina. Ambivalência, Sérgipe, v.4, n.8, p. 125-146, 2016.

DELLA CRIST, Luana. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 24 de mar. 2021.

HIMEROS, Roderik. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 23 de mar. 2021.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

REBOUÇAS, E. A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

THADEY, Fernanda. Entrevista. Concedida Souza e Lima, 23 de mar. 2021.

TUCCI, A. Streaming ganha ainda mais relevância com o isolamento social. Revista Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/08/streaming-ganha-ainda-mais-relevancia-com-o-isolamento-social/

Publicado

2021-07-30 — Actualizado el 2022-04-23

Versiones

Cómo citar

LIMA, Davi Carlos Tamarindo; SHENG, Daisy Souza. Iluminación y Pandemia: Perspectivas estéticas de la luz en el contexto virtual. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–27, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19939. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas