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Iluminação e Pandemia: Perspectivas estéticas da luz no contexto virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210203

Resumo

Este artigo, fruto da contribuição do componente curricular de Iluminação e Sonoplastia da Universidade de Sorocaba, analisa o uso da iluminação cênica em um novo espaço de representação condicionado pelo isolamento social. O processo adaptativo dos trabalhos cênicos para o ambiente virtual potencializou a luz como uma ferramenta estética fundamental vinculada às novas experiências. Através de levantamento de campo e estudos de casos, a abordagem teórico-metodológica compreendeu como as companhias de teatro Os Satyros, e Teatro Oficina Uzyna Uzona, estabeleceram um marco na investigação da luz no contexto virtual que se aliaram às práticas teatrais.

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Biografia do Autor

Davi Carlos Tamarindo Lima, Universidade de Sorocaba

Davi Lima é ator, diretor, pesquisador e articulador em gestão de políticas públicas culturais. Formou-se em Artes Cênicas (adulto) pelo Conservatório Dramático de Tatuí e em 2014 vivenciou um intensivo em Cinema e Artes Dramáticas na Universidade de Marymount, no estado da Califórnia (EUA). Foi professor no curso de teatro na Oficina Municipal de Artes, Projeto CAENA, Escola Municipal Maria José Vianna e Núcleo da Terceira Idade de Boituva (2014/2017). Foi Coordenador da Juventude (2017), Diretor Municipal de Cultura (2017/2019), Secretário de Cultura (interino ? 2019), além de cursar Gestão de Contratos Administrativos pela Escola Nacional de Administração Publica (ENAP) e ocupar lugares como coordenador do controle interno da Secretaria e membro fundador/conselheiro da ADIMC - Associação de Dirigentes Municipais de Cultura, entidade nacional criada através de uma parceria direta entre os gestores do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). Compôs a banca de jurados da fase municipal do Mapa Cultural Paulista de Tatuí (2015), foi Curador da Lei Aldir Blanc no Governo do Estado da Rondônia e avaliador de Projetos Culturais em mais de 6 municípios pelo interior de São Paulo. Idealizou o Observatório Regional de Cultura de Região Metropolitana de Sorocaba, fundou o FORCULTS ? Fórum de Cultura da R.M.S e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Rede Teatro da Regional de Sorocaba. Atuou como ator e diretor na Companhia Teorema de Teatro (2012/2018) e em 2019 fundou a Companhia de Opinião. Escreveu e idealizou o projeto ?Opinião Conta Dandaras? contemplado com nota máxima (10) no Edital ProAC n°01/2019 de produção e circulação de espetáculos inéditos de teatro. Na companhia, atua como diretor-provocador e iluminador. Cursa licenciatura em Teatro na Universidade de Sorocaba (UNISO) onde desenvolve uma pesquisa acadêmica, no programa de Iniciação Científica PROVIC, sobre teatro político e narrativas engajadas na cena contemporânea, sob orientação da Profa. Me. Elizete Gomes (Buraco D?Oráculo) com colaboração do Prof. Me. Lucas Gonzaga, participa do programa de Residência Pedagógica como Arte-Educador em Sorocaba. Em 2020 finalizou o curso de extensão em "Estudos de Teatro de Rua" na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e 2021 cursou intensivo em Extensão em Gestão de Cultura Populares e Tradicionais na Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Daisy Souza Sheng, Universidade de Sorocaba

Sheng Souza é atriz e performer. Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e integra o grupo de pesquisa Coletivo Siriema-de-pé-Vermeio que estuda as reverberações do teatro de rua no interior e o Coletivo Urbano de criação Estetica Temporaria Artística (C.U.C.E.T.A).

Referências

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Publicado

2021-07-30

Versões

Como Citar

LIMA, Davi Carlos Tamarindo; SHENG, Daisy Souza. Iluminação e Pandemia: Perspectivas estéticas da luz no contexto virtual. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19939. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas