Atitude radical: entrevista com a figurinista Verônica Julian

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230802

Palavras-chave:

entrevista, figurino, ensino informal, ateliê, teatro, audiovisual

Resumo

Nesta entrevista, realizada como parte da pesquisa de mestrado que venho desenvolvendo no programa de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás, sobre o ensino de figurino no Brasil, convido a figurinista Verônica Julian para compartilhar um pouco de seus quase 30 anos de profissão e pensar o ensino de figurino pela perspectiva da educação informal. Venho entendendo esta modalidade de ensino a partir da construção de trajetórias autônomas de aprendizado das etapas do fazer figurino, e também do aprendizado cotidiano de trabalhos em ateliês e acervos. Como resultado da entrevista, as experiências e memórias relatadas por Verô, assim costumamos chamá-la, se sobressaíram e trouxeram camadas tão importantes quanto às respostas que eu desejava e pressupunha obter. Uma mulher de “atitude radical”.

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Biografia do Autor

Márcio Masselli Dias Filho, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Artes da Cena pelo programa de pós-graduação em Artes da Cena da UFG - Universidade Federal de Goiás - Linha de Pesquisa Estudos Transversais em Teatro, Dança e Direção de Arte. Possui Graduação em Artes Cênicas - Bacharelado pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Formado no curso Técnico de Modelagem do Vestuário pela ETEC Tiquatira. Trabalha, de forma autônoma, com figurino para projetos audiovisuais e cuida do CHUVISCO, projeto/laboratório de upcycling de guarda-chuvas.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

DIAS FILHO, Márcio Masselli. Atitude radical: entrevista com a figurinista Verônica Julian. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230802. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23576. Acesso em: 23 maio. 2025.