Processos Cênicos: A luz como elemento norteador da visualidade cênica a partir da análise de um experimento cênico

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DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240401

Resumo

Esta pesquisa trata da análise de um experimento cênico que tem como objetivo central compreender como a visualidade da luz adentra no espetáculo como fator complementar da cena, tendo como recorte disso, o experimento teatral intitulado “Sala de interrogatório”, realizado na disciplina de Iluminação do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão-UFMA 2022.4, período de férias, onde com o olhar cuidadoso de pesquisador, a partir de uma pesquisa bibliográfica analisei os meios de ligação entre a forma como a luz foi concebida em consonância com a cena apresentada. Ao longo deste trabalho, explorou-se não só o conceito de visualidade da iluminação cênica, como também buscou-se compreender como a luz é utilizada para criar atmosfera, destacar elementos, influenciar a percepção emocional do espectador e as invenções criativas por meio de gambiarras de luz.

     

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Biografia do Autor

Fernando Lucas Santos Costa, UFMA

Graduando de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pesquisador da iluminação teatral e ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre novembro de 2022 e abril de 2023

Abel Lopes Pereira, Universidade Federal do Maranhão UFMA

Orientador deste artigo. Prof. Me. Licenciado em Teatro-UFMA, ator-DRT-251, bonequeiro, iluminador, coordenador Técnico do Teatro Arthur Azevedo, integrante do Grupo de pesquisa Casemiro Coco e da Companhia Oficina de Teatro-COTEATRO. Atuando desde 2006 em produções de eventos, com especial vocação para a área técnica e pesquisador das linguagens da Iluminação Cênica, Cenografia e Teatro de Formas Animadas.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

COSTA, Fernando Lucas Santos; PEREIRA, Abel Lopes. Processos Cênicos: A luz como elemento norteador da visualidade cênica a partir da análise de um experimento cênico. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240401. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/26008. Acesso em: 15 jan. 2025.