Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública
Palavras-chave:
educação veterinária, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública.Resumo
Este trabalho teve como propósito discutir o ensino de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública por meio das percepções de estudantes, professores e médicos veterinários. O referencial teórico segue a epistemologia de L. Fleck, estabelecendo-se a relação entre a categoria epistemológica “estilo de pensamento” e os campos de atuação da Medicina Veterinária. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, calouros e formandos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina, e também com médicos veterinários que atuam na região, objetivando a verificação das concepções e percepções com relação à Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. A análise dos dados indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro do curso, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado, em relação aos outros estilos presentes na profissão. Sugere-se que na educação veterinária todos os estilos de pensamento recebam igual ênfase, não devendo haver predominância de um determinado tipo de estilo sobre os demais. O estímulo ao pensamento interdisciplinar nos cursos auxiliaria os alunos a se conscientizarem da importância de todas as áreas na atuação profissional. Para o campo da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, recomenda-se a elaboração de um plano de ensino que proporcione aos estudantes a aquisição de conhecimentos e experiências de aprendizado que auxiliem na resolução dos problemas de saúde das comunidades.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.