ANÁLISE HISTÓRICA DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

Autores

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter
  • Arden Zylbersztajn

Palavras-chave:

Medicina Veterinária, Currículo, Educação Veterinária.

Resumo

O trabalho apresenta a evolução histórica dos currículos praticados pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Examinou-se, por meio de um estudo documental, desde a primeira grade curricular do curso, implantada em 1973, até o último currículo – que segue as normas dispostas para o currículo mínimo para a educação veterinária aprovadas pela Resolução 10/84. Os principais campos de atuação da Medicina Veterinária – que guardam correspondência com os conteúdos curriculares dos cursos – foram relacionados com a categoria epistemológica “estilo de pensamento” sugerida por L. Fleck. Observou-se que aconteceram poucas mudanças significativas na grade curricular desta instituição de ensino superior, concluindo-se que o currículo do curso está pautado pelo pensamento da Medicina Veterinária no início da década de 1980.

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Como Citar

PFUETZENREITER, Márcia Regina; ZYLBERSZTAJN, Arden. ANÁLISE HISTÓRICA DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC). Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 3, n. 1, p. 62–70, 2004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5481. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Áreas Correlatas