Efeito da educação dos proprietários e da comunicação com os médicos veterinários na adesão terapêutica na clínica veterinária
DOI:
https://doi.org/10.5965/223811712422025420Palavras-chave:
Animal de companhia, Educação, Terapia, VeterináriaResumo
O sucesso do tratamento de doenças em medicina veterinária depende de um diagnóstico correto, da escolha da terapêutica adequada e da capacidade do proprietário do animal em administrar corretamente a medicação. Este estudo tem como objetivo identificar e compreender os factores que interferem na adesão terapêutica (AT), nomeadamente o nível de educação dos tutores e a influência da comunicação veterinária, com base em questionários realizados num Hospital Escolar Universitário de pequenos animais em Vila Real, Portugal. “Esquecimento” foi identificada por 25% dos inquiridos como a razão para não administrarem corretamente a medicação aos seus animais de companhia. No entanto, quando correlacionámos estas respostas com a caraterização dos proprietários, verificámos que os agregados familiares constituídos por mais do que uma pessoa tinham menor probabilidade de se esquecerem do regime de tratamento (p=0,04). Os tutores com níveis de educação mais elevados e uma relação mais transparente com os seus veterinários têm maior probabilidade de prestar cuidados de saúde superiores aos seus animais de estimação. Este estudo sugere que os veterinários devem ter em conta estes aspectos quando comunicam com os donos para promover um melhor resultado para os seus casos clínicos. A perspectiva dos tutores relativamente às instruções terapêuticas do veterinário é crucial para conceber estratégias e melhorar as AT a longo prazo.
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