Silagem de bagaço de laranja pré-seco e a sua utilização na alimentação de ruminantes – Revisão
DOI:
https://doi.org/10.5965/223811711512016068Palavras-chave:
Laranja, pectina, subproduto.Resumo
O bagaço de laranja, composto de casca, sementes e polpa, é um subproduto de adequado valor nutricional para alimentação de ruminantes, por possuir características nutricionais, como energia e proteína semelhantes as do milho. Este subproduto é largamente utilizado na pecuária brasileira, sob a forma peletizada, sendo a peletização um processo de alto custo, gerando interesse das empresas processadoras de frutas em desenvolver mercados para o bagaço de laranja úmido. Todavia por ser um alimento de umidade elevada, acaba se deteriorando em um curto espaço de tempo e a silagem vem surgindo como alternativa para o armazenamento deste subproduto sem comprometer as características nutricionais do mesmo. O bagaço de laranja é um alimento rico em pectina, carboidrato altamente degradável no rúmen que apresenta tendência a manter o pH ruminal mais elevado em relação aos alimentos energéticos tradicionais, que são ricos em amido. Esta revisão tem como objetivo abordar temas em relação à silagem de bagaço de laranja e a sua utilização na alimentação de ruminantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-30
Como Citar
VALENÇA, R. de L.; FERREIRA, Ângela C. D.; SANTOS, A. C. P. dos; SILVA, B. C. D. da; OLIVEIRA, V. da S.; SANTANA NETO, J. A.; LIMA, J. U. do N.; OLIVEIRA, E. S. de. Silagem de bagaço de laranja pré-seco e a sua utilização na alimentação de ruminantes – Revisão. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 15, n. 1, p. 68-73, 2016. DOI: 10.5965/223811711512016068. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711512016068. Acesso em: 1 jun. 2023.
Edição
Seção
Revisão Bibliográfica
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.