A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola

Autores

  • Carla Elisandra Oliveira Carvalho Universidade La Salle/UNILASALLE
  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle.
  • Elaine Conte Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Resumo

Nos artefatos tecnológicos estão subjacentes visões de mundo, linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas em construção, que surgem como alternativas para aprender a pensar as demandas da comunidade escolar e digital. O presente ensaio busca compreender a cultura da escola, através de uma pesquisa etnográfica, apresentando as aporias enfrentadas no cotidiano educativo em termos do uso de tecnologias digitais por crianças com múltiplas deficiências. Na atualidade, as tecnologias digitais têm demonstrado a possibilidade de uma nova perspectiva educacional enquanto ferramentas no processo de ensino e de integração das diferenças na escola regular, visto que no mundo infantil a conexão digital é incorporada como forma de comunicação e intercâmbio, superando os isolamentos em diferentes contextos. Mas, será que os recursos tecnológicos podem motivar processos de ensino e de aprendizagem inclusivos, facilitando a transformação das atividades pedagógicas reprodutivas e de segregação por novas compreensões nas diferenças que os enfoques tecnológicos colocam à práxis? Neste sentido, o trabalho gira em torno de problemas de investigação apontados e identificados na cultura da escola, considerando os artefatos digitais na realidade dos educandos com deficiências. A partir do contexto apresentado, o trabalho conclui que o acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e à tecnologia assistiva (TA) torna-se relevante para viabilizar a inclusão humana, tecnológica, educacional e social de educandos com múltiplas deficiências, tanto para a melhoria das condições de relacionamento social com as limitações sentidas pelos sujeitos, mas, sobretudo, para o reconhecimento inclusivo nos diferentes espaços e tempos da formação socializada.


Palavras-chave: Inclusão digital. Inclusão Escolar. Múltiplas Deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Elisandra Oliveira Carvalho, Universidade La Salle/UNILASALLE

Graduada em Pedagogia da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle.

Mestrando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE e lider do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

CARVALHO, Carla Elisandra Oliveira; HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 153–176, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019153. Acesso em: 18 abr. 2024.