Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação
Resumo
As estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcast.
Palavras-chave: Podcast; Tecnologia Educacional; Ensino auxiliado por computador; Oralidade Digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.