Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire UFRN

Resumo

As estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcast.

Palavras-chave: Podcast; Tecnologia Educacional; Ensino auxiliado por computador; Oralidade Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Paccelli Aguiar Freire, UFRN

Graduado em Jornalismo, Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Sua área de estudos trata da apropriação educacional de ambientes on-line e tecnologias digitais, concentrando-se atualmente na investigação do uso da oralidade digital na educação, especificamente no que concerne à tecnologia podcast.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391–411, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391. Acesso em: 2 nov. 2024.