Da escrita como contrafeitiço a um manifesto para uma escrita performativa na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e118

Palavras-chave:

escrita performativa, performance, Renata Felinto, Grada Kilomba, escrita acadêmica

Resumo

Esta publicação é a combinação de dois textos performativos de uma pesquisa de doutorado em Artes Cênicas que corporam experiências e reflexões de um corpo que transita entre linguagens, campos e fazeres, trabalha em coletivos, orienta, mentora, dança, escreve e publica coletivamente no sul do Brasil. Partindo de uma escrita que testemunha a experiência das práticas performativas de Renata Felinto e de Grada Kilomba para dar a ver o ruído da ferida colonial nos corpos que vivem nessa sociedade ocidentalizada, inclusive neste que escreve, e para mover pensamentos sobre insurgência de discursos e fazeres na academia, tanto pelos seus temas, como pelos modos de escrita.

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Biografia do Autor

Ines Saber de Mello, Universidade Estadual de Santa Catarina

Doutorado em Artes Cênicas e Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharelado em Dança (FAP/UNESPAR), e Licenciatura em Letras Inglesa (UFPR). Artista, educadora, professora colaboradora do colegiado de Bacharelado em Dança da FAP/UNESPAR.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

MELLO, Ines Saber de. Da escrita como contrafeitiço a um manifesto para uma escrita performativa na universidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e118. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26275. Acesso em: 19 dez. 2024.