Corpos/as negros/as, ritos em performances e a encruzilhada como potência de poéticas de cenas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0502Palavras-chave:
performance negra ritual, corpo negro, cena expandida, tradições negro-africanas, ancestralidadeResumo
A partir dos estudos em performance negra ritual, considerando o candomblé Congo-Angola como eixo filosófico centralizador da metodologia de investigação desta pesquisa, interessa adensar o debate sobre o corpo negro na contemporaneidade, no sentido de produzir poéticas que desloquem o lugar da pessoa negra no âmbito da estrutura hegemônica que nos subalterniza. Este xirê dançado-cantado-riscado-contado-tocado-expandido para o centro da roda nesta conversa, alinhava o lugar da encruzilhada como potência da transdisciplinaridade e dos sentidos do corpo negro em diferentes esferas nacionais e internacionais.
Downloads
Referências
FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. A visão Bântu Kôngo da sacralidade do mundo natural. Trad. Valdina O. Pinto in FU-KIAU, K. K. B. Self-Healing Power and Therapy. New York: Vantage Press, 1991. Disponível em: http://www.acbantu.org.br/img/Pdfs/sacralidadedomundonatural.pdf Acesso em: 08 abr.2019.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. 2ª edição, São Paulo: Editora 34, Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
SANTANA, Tássio Ferreira. Corpo-Pambu Nzila: poéticas ancestrais. Cadernos do GIPE CIT, Salvador, ano 23, n 42, p 25-39, 2019.1.
VALDINA, Makota. Os terreiros e as imagens. In: CESAR, A., MARQUES, A. R., PIMENTA, F., COSTA, L., eds. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc [online]. Salvador: EDUFBA, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)