Stabat Mater, de Janaina Leite: autoficção cênica invertendo a violência moral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0112Palavras-chave:
Stabat Mater, autoficção cênica, teatro contemporâneo, persona performática, parresíaResumo
Este artigo buscou analisar o espetáculo Stabat Mater, de Janaina Leite, a partir dos conceitos de persona performática e autoficção cênica, a fim de evidenciar como sua dramaturgia inverte a potência do obsceno e promove uma cena que questiona a que ponto uma ação simbólica pode gerar consequências e ações reais. Para tanto, Leite estrutura uma cena rapsódica, ambígua e poética, que mescla figuras e temas, a priori, incompatíveis, como maternidade e pornografia. Além dos conceitos já citados, outros de Foucault e Butler foram evocados para pensar a persona performática em Stabat Mater como imagem da violenta (e obscena) moral nascida da crise do pensar ético sobre si e sobre o outro.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona Performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2012.
CARVALHAES, Ana Goldenstein. Teatro em processo, processo auto-biográfico: "Conversas com meu pai". Sala Preta, São Paulo, v. 14. n. 2, 2014. p. 198-203. Acesso: 20 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p198-204
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. Dizer a verdade sobre si. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
FRUCHAUD, Henri-Paul; LORENZINI, Daniele. Introdução. In: FOUCAULT, Michel. Dizer a verdade sobre si. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Ubu Editora, 2022, p. 11-22.
HOISEL, Evelina. Teoria, crítica e criação literária: O escritor e seus múltiplos. São Paulo: Civilização Brasileira, 2019.
JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Trad. Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
KRISTEVA, Julia. Historias de amor. Cidade del Mexico: Siglo XXI Editores, 1987.
LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva, 2017.
LEITE, Janaina. Stabat Mater. São Paulo: Associação Centro Cultural, 2019.
LEITE, Janaina Fontes. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
LIDDELL, Angélica. La desobediencia, hágase en mi vientre, Pliegos de Teatro y danza, n. 26. Madrid: Aflera Producciones SL., 2008.
LIDDELL, Angélica. El sacrificio como acto poético. Madrid: Editorial Continta Me Tienes, colección Escénicas, 2014.
LIMA, Ricardo Augusto de; PASCOLATI, Sonia. Reescritas políticas na cena contemporânea: navegando na Odisseia da Cia. Hiato. In: FLORY, Alexandre Villibor; Matsunaga, Priscila [Orgs.] Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 185-211.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. Jacó Guinsburg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.
RAMOS, Luiz Fernando. “Stabat Mater: a profanação de si como poética”. Sala Preta, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 249-251, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p249-251. Acesso em: 28 fev. 2023.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Trad. Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras, 2002.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno. Trad. Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo, Perspectiva, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)