O outro é um eu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0116

Palavras-chave:

neocolonialismo, Hal Foster, Paul B. Preciado, Sem Palavras, 35a Bienal de São Paulo

Resumo

Na tentativa de mapear um pouco da estrutura ideológica hegemônica na atualidade, este artigo investiga algumas obras, dentre elas a peça Sem Palavras, com o intuito de compreender as maneiras com que se posicionam em um mesmo jogo de forças. A hipótese é a de que está em curso uma espécie de re-branding da estrutura (neo)colonial do mercado mundial das artes, que tende a criar novas formas de enquadrar as vozes daqueles que são posicionados nas periferias do sistema, os quais ficam em geral encarregados de, ao contrário do que propõe Paul B. Preciado, trazer notícias das margens, através de certo gesto de preenchimento, que identificamos ser conferido a tais vozes em mais de um contexto.

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Biografia do Autor

Alexandre Dal Farra, Universidade de São Paulo

Doutorado em Artes Cênica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Letras pela USP.

Referências

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

DAL FARRA, Alexandre. O outro é um eu. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25531. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?